Cadastro de Produtos
Índice
Resumo
Este artigo apresenta o processo de cadastro de produtos e serviços. Nessa função ficam armazenadas as informações acerca dos produtose serviços comercializados pela sua Loja.
Identificação
Descrição: descrição do produto com até 30 caracteres.
Especificação: especificação do produto com até 30 caracteres.
ECF: o nome que será impresso nas vendas com até 15 caracteres.
Ref. Básica: a referência é preenchida automaticamente pelo sistema.
Grade: dispõe os produtos no formato de grades.
Produtos
Características
Departamento: no Totall Config >>> Produtos >>> Departamento crie os departamentos, seções que existe na sua Loja. Por exemplo: Feminino, Masculino, Infantil entre outros.
Tipo: escola uma das 3 opções: Material, Serviço ou Terceirizado.
Serviço: ao optar pelo Tipo: Serviço, esse campo é habilitado para que escolha as opções: Normal, Equipamento, Cobertura, Contrato.
Finalidade: ao optar pelo Tipo: Material esse campo será habilitado para que você escolha uma das opções. Quando informado os Tipos: Serviço ou Terceirizado, esse campo como padrão ficará com finalidade: 9-Serviços.
Origem do Produto: as opções desse campo obedecem a legislação vigente.
Descrição do Serviço: a lista de descrição do serviço também obedece a legislação vigente.
Código ANP: o código ANP é de uso restrito as empresas que comercializam combustíveis e lubrificantes.
Código NCM: o NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" usado para identificar a natureza das mercadorias. Veja o artigo Cadastro de NCM.
Definir este produto como modelo de impostos para este NCM: ao habilitar essa opção o campo abaixo para aplicar as configurações será habilitado.
Aplicar as configurações de impostos para os demais produtos com este NCM: campo autoexplicativo. Será liberado, somente ao selecionar o campo acima de Definir.
Imagem Produto: com um duplo clique você pode selecionar as imagens para os produtos. Essa imagem será resgatada apenas no Totall CheckOut.
Classificação: determine a classificação do produto.
Classes: você pode criar classes para os seus produtos e serviços como: Setor, Seção, Estoque, Exposição e etc. Para isso, Totall Config >>> Produto >>> Classes.
Grupo de Imagens: informe o caminho que contém o grupo de imagens para serem apresentadas no Totall PoS.
Complementos
Produtor e Suas Marcas: selecione o produtor e suas marcas que foram cadastrados em Parceiros. Veja mais detalhes em Totall Backoffice >>> Principal >>> Parceiros >>> Cadastro.
Brinde: selecione uma das opções: Não é brinde, Pode ser um brinde e É brinde. Essas opções são verificadas pelo Totall CheckOut
que verifica se o produto é brinde e chama a natureza específica.
Etiqueta: informe uma etiqueta na lista.
Classe XYZ: informe classificações automáticas de produtos no formato ABC (sumarização por grupos com percentual de participação). Veja o artigo Classificação ABC e XYZ.
Unid. Negócios:
Sazonalidade:
Termos Associados:
Conta de Estoque para Custo na Venda:
Conta de Estoque para Custo na Compra:
Usa Lote?:
Lote Individualizado (DNA)?:
Criação:
Montagem:
Classe ABC:
Padrão de Montagem:
Tipo de Documento:
Desc E-Commerce (%):
Demanda Entrega:
Nº Externo:
Usa Decimais:
Usa Balança: Permitir que se utilize produtos com grade ser pesáveis, desta maneira irá ser gerado as etiquetas pesáveis usando a referência de produto que deverá ter no máximo 4 posições. Veja o artigo Produtos com grade pesáveis.
Valida Estoque:
Obriga MEI?:
Conferir na venda?:
Arredonda ou Trunca?:
Produção Própria ou de Terceiros?:
Regras para comercialização:
Desc/Acrésc. Frete Orçamento (%):
Subsídio do Frete Orçamento (%):
Nível do Serviço: Implementação realizada para identificar os níveis de serviços de um determinado produto, podendo assim declarar a importância para determinado produto e sempre ficar ciente da necessidade do mesmo no estoque. Leia o artigo Níveis de Serviços do Produto.
Controle de Estoque (Totall PoS):
Impostos
É fundamental que o imposto de um determinado produto seja informado corretamente porque essas informações são utilizadas no momento da venda, ou seja, na emissão da nota fiscal ou cupom fiscal. O Totall Commerce permite o cadastro dos impostos federais, estaduais e municipais.
Artigos Relacionadas:
% de Redução na Base de Cálculo do ICMS
Federais * Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza|Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) * Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Criado os campos % de PIS e % de Confins para venda, veja mais detalhes PIS e Cofins para venda.
Estaduais É um imposto estadual, ou seja, somente os Governos dos Estados e do Distrito Federal têm competência para instituí-lo (conforme: Art.155,II, da Constituição de 1988), mercadoria(ainda que para outro estabelecimento do mesmo titular); trata-se de uma situação de fato, não simplesmente de uma situação jurídica). Para mais detalhes acesse: Impostos Estaduais.
Municipais *Imposto sobre serviços de qualquer natureza|Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN). *COFINS|Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). *PIS/PASEP (contribuição)|PIS/PASEP.
Complemento * CEST - Código de Enquadramento de Substituição Tributária: Foi criado um campo com múltipla escolha para quando houver CEST para o produto cadastrado. * Forçar substituído (60) mesmo para empresa substituta: esta opção poderá ser marcada para que uma filial que esteja configurada como substituta, o produto se comporte como se a filial fosse substituída em suas operações fiscais de ICMS-ST. Atenção: O uso desta opção é de total responsabilidade do cliente, que deverá consultar seu contador para utilização da mesma.
Federais
Alíquota do IPI:
Alíquota do IRRF:
Isento PIS/COFINS:
Substituído os impostos federais:
Código de Exceção do IPI:
Código de Situação Tributária do IPI:
Código de Situação Tributária do PIS:
Código de Situação Tributária do CONFINS:
Alíquota de PIS por Valor:
Alíquota de COFINS por Valor:
% de PIS por Venda:
% de COFINS por Venda:
Código de Situação Tributária do PIS para Compra:
Código de Situação Tributária do COFINS para Compra:
Tipo do MP do Bem:
Código do Enquadramento Legal do IPI: A Normativa 2015.002 apresentou uma lista de novos “códigos de enquadramento legal do IPI” (cEnq) que devem ser informados para os itens da nota fiscal. O campo cEnq não é novo, ele era informado com o valor fixo “999”. Para cumprir com a normativa deve-se informar um cEnq apropriado para a CST do IPI do item da nota fiscal. Caso o cEnq não exista a NF-e será rejeitada com o erro “387 Rejeição: Código de Enquadramento Legal do IPI inválido”. Se informar um cEnq que não esteja na faixa do respectivo CST do IPI a nota será rejeita com erro “388 Código de Situação Tributária do IPI incompatível com o Código de Enquadramento Legal do IPI”. Veja o artigo Código de Enquadramento Legal do IPI.
% PIS na Importação:
% COFINS na Importação:
% de Imposto sobre Importação:
Observação para MP do Bem:
Estaduais
Impostos Estaduais são aqueles de competência privativa dos estados e do Distrito Federal. Impostos Estaduais.
Replicar:
UF:
Especial:
Alíquota do ICMS:
Situação Tributária: O Código de Situação Tributária foi instituído com a finalidade de identificar a origem da mercadoria e identificar o regime de tributação a que esta sujeita a mercadoria, na operação praticada. É composto por três dígitos, onde o 1° dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS, com base na Tabela B. Veja o artigo Código de Situação Tributária - CST.
Produto Substituído:
Alíquotas (Esp.):
% Redução Interno:
% Redução Interestadual 7%: Algumas operações internas e externas a base de cálculo do imposto é reduzida. Para alguns produtos tributados a aplicação do % de redução na base de cálculo do ICMS pode ser diferenciado para um parceiro Revenda e um Consumidor Final dentro e fora do estado. No documento seguem as configurações e considerações necessárias para utilização das condições. Veja o artigo % Redução.
% Redução Interestadual 12%:
% Redução para Base ST Simples: redução de 30% (desconto de 70%) a MVA (original e ajustada) para cálculo do ICMS-ST devido para SC de determinados produtos, a partir de 1º de setembro de 2010, quando o destinatário for enquadrado no Simples Nacional e estabelecido em SC. Veja mais no artigo % Redução.
Regra para Redução de Alíquota: Para estar atendendo o embasamento legal abaixo foram feitas inovações no sistema Backoffice no cadastro do produto adicionado opções 'Redução para pessoa jurídicas e Revendas, que estarão sendo explicadas à seguir. veja o artigo Regras de Redução de Base de ICMS para Regime Especial
% Redução de ICMS para Operações Interestaduais com esse Destino: permite efetuar a redução de base de Cálculo de ICMS diferenciada por estado de destino, conforme convênios 52/991 e 33/1996 Maq. e Equip. Agric. Indl. Veja o artigo % Redução.
% MVA: A MVA ou Lucro Substituído é aplicada para permitir o equilíbrio no preço das aquisições interestaduais e internas. A medida se justifica ainda em razão da necessidade de se reduzir a vantagem competitiva no preço final da mercadoria sujeita à ST - Substituição Tributária. Veja o artigo MVA - Margem de Valor Agregado.
CFOP por Produto:
% Retenção M.E.:
% Serviço Regime Especial 80/20:
Insumo Agropecuário Deduzido:
Isentar ICMS p/Formação de Preço:
Regime Especial para Importação:
Reduz base de ICMS no cálculo do valor de ICMS próprio: Permitir calcular o valor de ICMS próprio, utilizado para calcular o valor de ICMS ST, sem a redução na sua base de cálculo de ICMS. De acordo com Art. 90 e Art. 91 do anexo 2 do RICMS/SC. Leia o artigo Redução da Base de ICMS no cálculo do valor de ICMS próprio.
% Fundo de Combate à Pobreza:
Municipais
Cidade UF:
Código de Tributação do ISSQN:
Alíquota do ISS:
Exigibilidade ISS para NFS-e:
Natureza ou Operação da NFS-e:
Tipo de Tributação:
Dados Complementares do RPS:
Fornecedores
Filial:
Código:
Nome/Razão Social:
Sobrenome/Fantasia:
UF da Origem:
Origem do Produto:
Tipo de Tributação:
% ICMS Interno na Origem:
% ICMS Interno no Destino:
% ICMS Interestadual no Destino:
% Red. ICMS:
% MVA:
Retém ICMS ST?:
Red BC ICMS Prop ST?:
% de IPI:
Complemento
CEST: O CEST - Código Especificador da Substituição Tributária, a partir do convênio 92 e a Nota Técnica 2015/003 da Sefaz, torna-se um campo no detalhamento dos produtos das NF-es e NFC-es, que identifica a mercadoria sujeita aos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto. Veja o artigo CEST.
Forçar substituído (60) mesmo para empresa substituta:
Sugestão ao Vender
Personalizado
Grade
Disposição dos produtos no formato de grades. Estas grades podem ter até duas dimensões (linhas e colunas de uma planilha), denominadas de divisão e subdivisão. Cada item da grade de um produto tem atributos próprios, tais como preço, código de barras, localização, saldo, estoque mínimo, entre outros. Ordenação de Grade: O processo visa ordenar itens para que sejam exibidos de forma correta em algumas telas do sistema.
Veja o artigo Quantidade Múltipla
Itens
Estoque
Fornecedores
Dados para Compra
Referências de Vendas
Vincular a cada item de grade múltiplas referências para a venda, ou seja, se um fornecedor tem mais de um código EAN para o mesmo produto, seu controle de estoque será único.
Tabelas de Preços
===Sugerir ao Vender=== Veja o artigo Tipos de Sugestão de venda
Obs. do Item de Grade
===Personalizado=== Caracterização de cadastros
Variações de Custo
As variações de custo é qualquer diferença ao comparar os custos reais dos custos padrão. As variações de custos são armazenadas por item de grade do produto.
Similares
Pode-se cadastrar produtos similares, que são produtos que podem ser substituídos por outro, um exemplo são os medicamentos genéricos.
KIT
Composição de Kits, onde vários produtos ou itens de grade de produtos podem ser combinados e que no documento fiscal será impressa a descrição do Kit e não a discriminação item a item.
Informações Nutricionais
Índices Técnicos de Produção
A tela de Cadastro de Produção Própria permite que se produza (em termos de estoque) um novo produto a partir de uma receita de insumos. Veja o artigo Produção Própria.
==Grade==Disposição dos produtos no formato de grades. Estas grades podem ter até duas dimensões (linhas e colunas de uma planilha), denominadas de divisão e subdivisão. Cada item da grade de um produto tem atributos próprios, tais como preço, código de barras, localização, saldo, estoque mínimo, entre outros. Ordenação de Grade: O processo visa ordenar itens para que sejam exibidos de forma correta em algumas telas do sistema.
Replicar
É utilizado para que as divisões e sub-divisões de um produto possam ser replicadas para outros produtos. Para realizar este processo no Totall Backoffice vá em: Principal >> Cadastro >> Produto, na guia Geral deve-se marcar na coluna Copiar os itens da grade que serão replicados, e em seguida clicar no botão Copiar as grades selecionadas ao lado direito como indicado na figura abaixo. Veja mais detalhes em Replicar Grade.
Duplicar
Pode-se criar um produto com base nas informações de um produto já cadastrado, para que as informações semelhantes do produto já cadastrado não necessitem ser informadas no cadastro de um novo produto.
Veja mais detalhes em Duplicação de Produtos.