Operação Triangular
Esse artigo apresenta como registrar as notas de entrada de uma operação triangular que contém nota que não movimenta estoque e que deve calcular custo médio.
Operação Triangular
A operação de Venda à Ordem é também denominada por muitos como “Operação triangular” ou “Entrega por Conta e Ordem”. Devemos entender Venda à Ordem como aquela operação em que um estabelecimento vendedor (que deve ser contribuinte do ICMS), cumprindo ordem do estabelecimento adquirente (que também deve ser contribuinte do ICMS), realiza a entrega dos produtos a uma terceira pessoa (que pode ou não ser contribuinte do ICMS). A Operação Triangular podem ser realizadas tanto internamente quanto em operações interestaduais, devendo ser observado que nas operações interestaduais os contribuintes envolvidos devem ter o cuidado de verificar se estão ou não deixando de recolher, ou recolhendo a menor, o ICMS referente às circulações realizadas em cada estado envolvido, pois embora a operação não esteja limitada a ser realizada apenas internamente, os estados sempre tentam se proteger para não virar “rota de passagem” mas não ficar com o imposto da operação.
A venda triangular é operação em que o Adquirente Originário (Fábrica) solicita o envio a empresa Vendedor Remetente (Transportador) para o seu cliente (sua empresa).
Para que fique mais claro vamos definir as 3 pessoas envolvidas na operação:
- Adquirente Originário (fábrica): aquele que solicita ao vendedor remetente, que efetue a entrega a um terceiro e emitirá 1 Nota Fiscal.
- Vendedor Remetente (transportador): aquele que foi informado pelo adquirente originário (fornecedor) de que deveria entregar a mercadoria ao Destinatário (sua empresa) e emite 2 Notas Fiscais.
- Destinatário das Mercadorias (sua empresa): aquele que adquiriu a mercadoria com o intuito de revendê-la.
Notas de Entrada
Na operação de triangulação, sua empresa recebe 2 NF-es, sendo 1 da fábrica e a outra do transportador.
- A NF-e da fábrica, gera crédito de PIS/COFINS, não movimenta estoque e não gera dados financeiros.
- A NF-e do transportador, gera crédito de ICMS, movimenta estoque e gera dados financeiros.
As duas notas se complementam para o cálculo do custo médio, justamente pelos créditos fiscais considerados individualmente, porém o estoque é movimentado somente para uma nota.
Para que o custo médio seja considerado mesmo sem movimentação de estoque, deve-se configurar o parâmetro:
Calcular custo médio mesmo sem movimentação de estoque - CM_SEM_MOVEST, que pode ser Geral ou por Filial.
Veja como configurar um parâmetro em Parâmetros de Configuração.
CFOP de Entrada
No Totall Config >>> Outros >>> Compras >>> CFOP garanta que as CFOPs da operação triangular esteja com o campo: Movimenta Estoque? (td_cfo.movest.dcfo) habilitado ou não.
Consulte a(o) contabilista da sua empresa, para verificar as CFOPs da operação triangular!
Geralmente, as CFOPs usadas são:
1.118 - 2.118 - Compra de mercadoria para comercialização pelo adquirente originário, entregue pelo vendedor remetente ao destinatário, em venda à ordem
• Classificam-se neste código as compras de mercadorias já comercializadas, que, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente originário (fábrica), sejam entregues pelo vendedor remetente (transportador) diretamente ao destinatário (sua empresa), em operação triangular, cuja venda seja classificada, pelo adquirente originário (fábrica), respectivamente, nos códigos 5.120 ou 6.120 – “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário pelo vendedor-remetente, em venda à ordem”.
Estes códigos representam a entrada simbólica da mercadoria na sua empresa, portanto o campo: Movimenta Estoque? deve estar desabilitado.
1.923 - 2.923 - Entrada de mercadoria recebida do vendedor remetente, em venda à ordem
• Classificam-se neste código as entradas de mercadorias recebidas do vendedor remetente (transportador), em operação triangular, cuja compra do adquirente originário (fábrica) foi classificada, respectivamente, nos códigos 1.120 ou 2.120 – “Compra para industrialização, em venda à ordem, já recebida do vendedor remetente”, ou respectivamente nos códigos 1.121 ou 2.121 – “Compra para comercialização, em venda à ordem, já recebida do vendedor remetente”.
- Estes códigos representam a entrada efetiva da mercadoria na sua empresa, portanto o campo: Movimenta Estoque? deve estar habilitado.
Registro de Compras
No Totall Backoffice >>> Compras >>> Registro faça a importação do xmls, informando o CFOP de entrada específico para cada tipo de entrada, conforme indicado na seção CFOP de Entrada.
Em Produtos >>> Histórico >>> Guia Custo Médio pode-se verificar o custo médio devidamente calculado.