Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - Totall PoS
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) serve para o reconhecimento de venda de um serviço. A NFS-e é regulada pela prefeitura municipal. Cada prefeitura tem a sua legislação, sendo assim é de extrema importância verificar com a contabilidade da sua Empresa a legislação aplicada.
Índice
NFS-e
É um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.
RPS
O Recibo Provisório de Serviços (RPS) é um documento autorizado pelo Fisco e fornecido pelo contribuinte ao tomador do serviço contendo os dados de uma prestação de serviços que deve ser convertido em NFS-e no prazo estipulado pela legislação tributária municipal.
Todas as considerações abaixo devem ser validadas na Prefeitura do seu município! *Modelo RPS: Não há modelo padrão para o RPS. Ele deverá ser confeccionado ou impresso contendo todos os dados que permitam a sua conversão em NFS-e, em especial, o CPF ou o CNPJ do tomador de serviços. *Conversão RPS em NFS-e: A conversão do RPS nada mais é do que a transformação deste em NFS-e. No caso de algum impedimento no momento da conversão deve-se avaliar o prazo legal praticado pelo Prefeitura.
Configurações
Para que ocorra a conversão do RPS em NFS-e o preenchimento do número da Inscrição Municipal deverá ser preenchida.
No Totall Config >>> Outros >>> Filiais >>> Tributação >>> Geral, garanta que o campo:
- (td_fil.insmun) Inscrição Municipal. Sem essa informação o sistema não envia a NFS-e.
- (td_fil.nfcon) Gerar Recibos Provisórios para cada Serviço esteja 'desabilitado'.
- Essa configuração será usada somente para clientes de Brasília - Distrito Federal.
- Essa configuração será usada somente para clientes de Brasília - Distrito Federal.
Série NFS-e
Uma série específica para emissão do RPS, deve ser configurada. Acesse o Totall Config >>> Vendas >>> Séries e preencha os campos:
- (td_ser.codser) Código: informe um código padrão para RPS. No exemplo, informamos SE.
- (td_ser.modnot) Modelo da Nota: informe 0.
- (td_ser.envnfs) Enviar NFS-e?: essa opção deve ser habilitada quando a sua empresa vende qualquer natureza de Serviço e obrigatoriamente deve emitir uma NFS-e.
- (td_ser.serext) Série exportada: essa série é exportada para o SPED.
O preenchimento dos próximos campos podem ser de acordo com a imagem abaixo:
Série Padrão
A série padrão para o RPS deve ser determinada. Com a série para RPS criada, ainda no Totall Config em Outros >>> Filiais no campo:
- (td_fil.serrps) Para RPS: selecione a série criada.
ISS
O ISS - Impostos sobre serviço deve ser cadastrado e depois informado no cadastro do serviço. Ainda no Totall Config em Produtos >>> Impostos >>> ISS no campo:
- (td_iss.resiss) ISS: cadastre os impostos dos serviços.
Importante: *Cada município pratica ISS diferentes para os serviços. *Consulte o(a) contador(a) da sua Empresa para obter a tabela atualizada dos impostos praticados pelo município da sua Loja.
Serviço
No Totall Backoffice >>> Produtos >>> Cadastro, cadastre o serviço. Para caracterizar o serviço temos algumas configurações específicas:
- Departamento: no Totall Config >>> Produtos >>> Departamento crie os departamentos que prestam os serviços na sua Loja.
- Exemplo: Montagem, Repografia e etc. No nosso exemplo será: Serviço.
- Exemplo: Montagem, Repografia e etc. No nosso exemplo será: Serviço.
- Tipo: Serviço.
- Serviço: ao optar pelo Tipo: Serviço, esse campo é habilitado para que escolha as opções:
- Normal (para o nosso exemplo usaremos Normal);
- Equipamento;
- Cobertura;
- Contrato.
- Normal (para o nosso exemplo usaremos Normal);
- Finalidade: consiste nas atividades industriais, comerciais e de serviços. Ao indicar o 'Tipo: Serviço' será indicado automaticamente a Finalidade 09 - Serviços e obrigará o preenchimento da Descrição do Serviço.
- Descrição do Serviço: escolha na lista o código da descrição do serviço conforme tabela vigente do seu município.
- Código NCM: para serviço é: 00.
Impostos Municipais
- Cidade UF: informe a cidade para indicar os impostos municipais respectivos.
- Código de Tributação do ISSQN: informar o código da tributação do ISSQN:
- N - Normal;
- R - Retida;
- S - Substituta;
- I - Isenta.
- N - Normal;
- Alíquota do ISS: há tipos diferentes de tributação de ISS por serviço, verifique junto a prefeitura do seu município quais os valores praticados.
- Exigibilidade para ISS na NFS-e: indica se o ISS é devido no serviço prestado.
- Natureza ou Operação da NFS-e
- Tipo de Tributação
- Dados Complementares do RPS
- Código do Serviço do Município
- Descrição do Serviço no Município
O Valor do ISS é definido de acordo com a Natureza da Operação, a Opção pelo Simples Nacional, o Regime Especial de Tributação e o ISS Retido, e será sempre calculado, exceto nos seguintes casos: *A Natureza da Operação for Tributação no Município; Exigibilidade suspensa por decisão judicial ou Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo e o Regime Especial de Tributação for Microempresa Municipal; Estimativa ou Sociedade de profissionais. *A Natureza da Operação for Tributação fora do Município, nesse caso os campos Alíquota de Serviço e Valor do ISS ficarão abertos para o prestador indicar os valores. *A Natureza da Operação for Imune ou Isenta, nesses casos o ISS será calculado com alíquota zero. *O contribuinte for optante pelo Simples Nacional e não tiver o ISS retido na fonte. *A alíquota do ISS é definida pela legislação municipal. Quando a NFS-e é tributada fora do município em que está sendo emitida, a alíquota será informada pelo contribuinte. Fonte: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/488.
Garanta que a carga de dados tenha subido no Totall PoS.
Emissão do RPS
Respeitando as configurações e executada a carga dos dados no Totall PoS, o RPS poderá ser emitido.
- Ao informar um serviço na tela de vendas o Totall PoS emitirá um RPS. Se a configuração td_fil.envnfs (Envia NFS-e?) estiver habilitada a NFS-e será enviada automaticamente.
- Se informar produtos e serviços na tela de vendas de emissão de NFC-e ou CF-e SAT, o sistema gerará um cupom com os produtos e um RPS com os serviços.
No final será emitido o documento: Recibo de Pagamento contendo os recebimentos do serviços e produtos.
Desmembramento dos Serviços
O desmembramento ocorrerá no momento da venda, ao informar serviços de configurações fiscais diferentes.
Portanto, se na venda tiver serviços com configurações diferentes, será emitido um RPS específico para cada um e agrupando os iguais.
No modelo abaixo, temos a venda de 1 produto e 2 serviços com tributações municipais diferentes. Sendo assim, foi gerado 1 RPS para cada serviço,
consequentemente será emitida uma NFS-e para cada RPS gerado e de forma automática.
Do Envio à Secretaria
O envio do RPS à secretaria para geração da NFS-e é feito em lotes, ou seja, vários RPS agrupados para gerar uma NFS-e para cada um deles.
Este serviço de Recepção de Lote de RPS é definido como Assíncrono. (Um processo é assíncrono quando ocorre uma chamada ao mesmo, com envio de determinadas informações - lote de RPS nesse caso - e seu retorno é dado em outro momento.)
Como comprovante de envio de lote de RPS, o contribuinte receberá um número de protocolo de recebimento. O lote recebido pela secretaria será colocado em uma fila de processamento, e será executado em momento oportuno. Depois de processado, gerará um resultado que estará disponível ao contribuinte. Esse resultado poderá ser as NFS-e correspondentes ou a lista de erros encontrados no lote.
A numeração dos lotes de RPS é de responsabilidade do contribuinte, devendo ser única e distinta para cada lote.
As situações de Autorização são:
1. Autorizada
2. Rejeitada
3. Cancelada
5. Enviando a SEFAZ
A situação da NFS-e enviada pode ser acompanhada no Totall Backoffice >>> Vendas >>> Manutenção ou através do Totall Monitor.
Emissão da NFS-e
A geração de NFS-e, após a importação do arquivo de RPS, é imediata.
A NFS-e contém campos que reproduzem as informações enviadas pelo contribuinte e outros que são de responsabilidade do Fisco. Uma vez gerada, a NFS-e não pode mais ser alterada, admitindo-se, unicamente por iniciativa do contribuinte, ser cancelada ou substituída, hipótese esta em que deverá ser mantido o vínculo entre a nota substituída e a nova.
A NFS-e deve conter a identificação dos serviços em conformidade com os itens da Lista de Serviços, anexa à Lei Complementar n°116, de 2003, acrescida daqueles que foram vetados e de um item "9999" para "outros serviços".
É possível descrever vários serviços numa mesma NFS-e, desde que relacionados a um único item da Lista, de mesma alíquota e para o mesmo tomador de serviço. Quando a legislação do município assim exigir, no caso da atividade de construção civil, as NFS-e deverão ser emitidas por obra.
Cancelamento da NFS-e
Um RPS pode ser enviado com o status de cancelado gerando uma NFS-e cancelada.
Um RPS já convertido em NFS-e não pode ser reenviado. Havendo necessidade de cancelamento do documento, deve ser cancelada a respectiva NFS-e.
Fontes: E-book NFe 4.0 desenvolvido por Oobj.