A devolução tem por objetivo anular todos os efeitos de uma operação anteriormente praticada, inclusive os contábeis e tributários. Deste modo, na devolução, o destinatário (cliente) recebe a mercadoria e/ou produto e posteriormente a devolve ao remetente (fornecedor ou vendedor), em virtude de irregularidades constatadas nas mercadorias ou mesmo nas condições negociadas.
Configurações
Natureza de Operação: Os Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP são uma seqüência de números, criados com a finalidade de descrever qual o tipo/natureza da operação ou prestação que está sendo realizada. Ao classificarmos uma operação/prestação, seja ela de saída/prestação, entrada/utilização, deve-se verificar se esta contém ou não um CFOP específico.
No Totall Config >>> Venda >>> Natureza são cadastradas as CFOP's necessários para as operações.
Veja a tabela de códigos fiscais em Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP ou verifique com o contador de sua empresa.
A imagem abaixo apresenta a Natureza de Venda e a Natureza Reversa que é a Devolução.
O que é uma Natureza Reversa?
Natureza Reversa trata dos retornos das operações ou prestações executadas. Ao indicar uma natureza reversa a operação executada originalmente terá seu processo original revertido. Portanto, ao utilizar a Devolução Vinculada não será solicitada a natureza.
Motivos da Devolução: No Totall Config >>> Venda >>> Motivos de Devolução informe os motivos de devolução praticados pela sua empresa. Pode-se informar um limite de dias para cada devolução e através dessa configuração o Sistema apresentará as compras feitas pelo seu cliente.
Cálculo de ICMS na Devolução
Se a opção ‘Credita ICMS até anterior a... dias da venda’ (DEVICM) estiver preenchida com zero o Totall CheckOut não calculará o tributo na devolução, preenchido o sistema calculará levando em consideração a quantidade de dias.
Devolução para Conserto
Para efetuar uma Devolução para Conserto, cadastre a Natureza no Totall Config >>> Venda >>> Natureza.
Garanta que o cadastro da natureza de Remessa para Conserto (5915, 6915) esteja cadastrado.
Permissões
Não é permitida a devolução de venda realizada em outra filial. Para isso, o usuário deve ter a permissão 415 - Devolver Notas Emitidas em Outras Filiais.
Devolução Total da NF-e
No F5-Funções >>> F2-Padrão >>> V-Venda proceda:
1.Escolha o motivo, informe os dados da NF-e de Venda e confirme a devolução.
2.Se preferir, pesquisa por cliente. Clique F4, informe o cliente em questão e todas as vendas feitas para ele serão apresentadas.
2.1.O sistema só permitirá devolver uma nota de cada vez, portanto, se necessário for, repita a operação.
Considerações:
- A tela de venda os dados da NF-e serão apresentados com os valores negativos.
- Ocorrerá o estorno da mercadoria no estoque.
- A gaveta do caixa será aberta dependendo do meio de pagamento como: Dinheiro ou Cheque. Vendas parceladas, as parcelas serão canceladas.
Devolução Parcial da NF-e
No F5-Funções >>> F2-Padrão >>> V-Venda proceda:
1.Selecione um cliente (F4) ou informe os dados da NF-e.
2.Marque os itens que serão devolvidos.
Considerações:
- No rodapé da tela será apresentado quantos itens foram selecionados e a somatórios de seus valores levando em consideração IPI e ISS.
Devolução de Venda com Cheque
No Totall CheckOut >>> F5-Funções >>> F8-Outros >>> F-Outras Funções >>> Configurações selecione as configurações:
- Em Caixa09-Recebe parcela na devolução de venda - 10-Com Conta Corrente - 11-Com Cheque
Na devolução de uma venda, na qual o pagamento foi com cheque o Totall CheckOut indicará se deseja devolver o cheque. Esse só poderá ser devolvido antes do fechamento do caixa.