Devoluções no Commerce Web
Índice
- 1 Apresentação
- 2 Configurações
- 2.1 Commerce Web Comunicando com o Totall Middleware
- 2.2 Numeração das Nota de Devolução
- 2.3 Impressão DANFE
- 2.4 Configurando o EmiteNF-e
- 2.5 Permissões
- 2.6 Série Padrão para Devolução
- 2.7 Conta Corrente Padrão para Devolução
- 2.8 Recebe Parcelas Automaticamente
- 2.9 Filial para Entrega em Regime Especial
- 3 Acessando o Commerce Web
- 4 Devolução Total na Web
- 5 Devolução Parcial na Web
- 6 Devolução de Vendas Vinculadas
Apresentação
Esse artigo trata-se da função de devolução de documentos emitidos, conceito usado pelo Totall Commerce que designa emissão de NF-e de Venda, Simples Fatura, Remessa, CF e CF-e. Nessa seção trataremos sobre as devoluções de vendas. A devolução tem por objetivo anular todos os efeitos de uma operação anteriormente praticada, inclusive os contábeis e tributários. Deste modo, na devolução, o destinatário (cliente) recebe a mercadoria e/ou produto e posteriormente a devolve ao remetente (fornecedor ou vendedor), por motivos variados.
Configurações
Commerce Web Comunicando com o Totall Middleware
Totall Middleware é um programa de computador que faz a mediação entre CheckOut, CheckoutNF, Commerce Web e demais aplicações do SEFAZ. É utilizado para transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional. O objetivo do middleware/mediador é facilitar o desenvolvimento de aplicações e a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada.
Veja o artigo Configurações para configurar os caminhos para comunicação com o Totall Middleware.
Configure o caminho de onde está instalado o Totall Middleware. Informe o IP da máquina e a porta lógica.
Numeração das Nota de Devolução
Acesse o configurador do Totall Middleware em C:\TotallMiddleware\WSMiddleware.exe Na guia Configurações por Empresa, selecione a filial e clique em Editar. Na guia 2-Geral informe o diretório onde está o arquivo NUMNOT.dbf para gravação da numeração das notas.
Como Funciona o NUMNOT.dbf 1. O CheckOut abre a tabela de modo compartilhado, para que todos os CheckOuts possam acessar a tabela ao mesmo tempo. 2. Existe uma função que retorna o próximo número da venda. Essa função precisa da série, da filial, e da quantidade de numnots requisitados. 3. Na função pesquisa se existe registro no numnot para essa série e essa filial. 4. Executado soma na tabela numnot a quantidade passada por parâmetro e determina o próximo numnot. NUMNOT para Fatura e Remessa 1. Fatura e remessa tem um processo de buscar sempre 2 números, para ser sequencial. 2. Na fatura pesquisa-se 2 números e já soma + 2 no numnot.dbf.
Impressão DANFE
Acesse o configurador do Totall Middleware em C:\TotallMiddleware\WSMiddleware.exe Na guia Configurações por Empresa, selecione a filial e clique em Editar. Na guia 5-Impressão preencha as informações para impressão da DANFE de Devolução.
Configurando o EmiteNF-e
Integrado ao CheckOut, CheckOutNF e Commerce Web, o EmiteNF-e executa e gerencia todo o processo com as Secretarias de Fazenda, desde a importação das notas fiscais geradas nos nossos sistemas, até a impressão do DANFE.
O Totall Commerce Web gera as NF-es de devolução no formato XML. Para que o EmiteNF-e consiga ler e processar esse formato de arquivo deve-se ativar a integração via XML no próprio aplicativo, acessando o menu Configuração >> Integração, conforme imagem a seguir:
Deve-se então informar os diretórios de entrada e saída dos arquivos (que podem ser os mesmos da integração via arquivo texto).
Caso queira que o DANFE seja impresso automaticamente, deve-se marcar o checkbox "Imprimir DANFE automaticamente"
Finalizadas as configurações, clique em Salvar.
ATENÇÃO: por orientação da empresa desenvolvedora do EmiteNF-e, toda vez que é clicado no botão Salvar da integração via XML, deve-se acessar a integração via arquivo texto e também clicar no botão Salvar, mesmo que nada tenha sido modificado
Além dessas configurações no EmiteNF-e, para que a integração via XML funcione em paralelo com a integração via arquivo texto, deve-se aplicar um script na base do próprio EmiteNF-e. Para isso, acesse a base do EmiteNF-e utilizando algum gerenciador de banco de dados do Microsoft SQL Server, como o SQL Server Management, e aplique o script a seguir:
INSERT INTO parametros(nm_parametro,ds_parametro,vl_parametro) VALUES('nm_moduloNFe001', 'Módulo ativo para importação de NFes.', 'DFE: XML#1.1')
Se o script foi aplicado com sucesso devem haver dois registros de parâmetros de integração na tabela do EmiteNF-e:
Permissões
No Totall Backoffice em Principal >> Usuários >> Cadastro selecione o usuário que terá as permissões para executar as devoluções na Web. Informe as permissões:
- 407 - Acessar Tela de Devoluções de NF-e no Commerce Web
- 408 - Devolver Notas Emitidas em Outras Filiais
Série Padrão para Devolução
No Totall Config em Principal >> Outros >> Filiais >> Identificação deve-se informar uma Série Padrão para Devolução.
Conta Corrente Padrão para Devolução
No Totall Config em Principal >> Outros >> Ambiente >> Principal deve-se informar um Conta Corrente Padrão. Essa configuração é a mesma utilizada para as devoluções efetuadas no CheckOut e CheckOutNF.
Recebe Parcelas Automaticamente
No Totall Config em Principal >> Outros >> Ambiente >> Principal a opção Recebe parcela automaticamente quando habilitada abate o valore da devolução das parcelas em aberto.
Filial para Entrega em Regime Especial
No Totall Config em Principal >> Outros >> Filiais >> Tipo de Entrega a opção Filial para Entrega em Regime Especial quando habilitada permite que registrar um DAV no Totall Order na filial 001 e que tenham reserva na filial 002, permite a emissão da Simples Remessa pela filial 002. Mais detalhes veja o artigo Regime Especial Fatura e Remessa.
Acessando o Commerce Web
Para conectar o Totall Commerce Web, o supervisor/administrador deve acessar através do browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, etc.). Para isso informe o endereço onde está instalado o Commerce Web e use o mesmo usuário e senha utilizados no Totall Commerce.
Para mais detalhes veja o artigo Totall Commerce Web.
Devolução Total na Web
No Commerce Web faça o login e acesse a tela de devolução em Menu >> Vendas >> Devolução. Informe os dados do documento emitido e clique em Pesquisar. Informe o Motivo e lembre-se que o Conta Corrente apresentará como padrão o CC informado no Config, conforme citado na seção Conta Corrente Padrão para Devolução desse artigo.
O Commerce Web apresentará os avisos de: * Campos obrigatórios. * Nenhuma venda encontrada com os dados informados. * Informe o motivo da devolução. * Nenhum item foi marcado.
Resultado da Devolução
Ao Confirmar a devolução acompanhe o resultado da devolução:
- Retorno: apresenta o resultado principal.
- Gravação na Guarda: refere-se a gravação da reserva da numeração da nota de devolução.
- Gravação no Commerce: refere-se a gravação da nota no banco do Commerce.
- Validação do XML: validação do xml pelo Middleware antes do envio ao SEFAZ.
- Gravaçao do XML: gravação na guarda e envio ao SEFAZ.
Pesquisa por Cliente
O Documento Emitido pode ser pesquisado por cliente. Clique no botão ao lado do campo Número.
Informe o código do cliente ou clique no botão indicado na imagem para acessar a pesquisa de clientes.
Na pesquisa pode-se considerar somente as Notas Eletrônicas e na grade de registros pode-se ordenar de forma crescente e decrescente.
Verificar o Estoque
O estoque pode ser avaliado no Totall Backoffice em Principal >> Produtos >> Saldo de Estoque.
Analisar o Conta Corrente
As devoluções serão creditadas no conta corrente do cliente. A consulta do saldo do conta corrente pode ser feita no Totall Backoffice em Principal >> Parceiros >> Resumo de Débitos na guia Total da Dívida. Nessa guia é apresentado o valor da dívida e os valores negativos são os abatimentos dessa dívida. Portanto, em Não Faturados serão apresentados os valores creditados para o cliente em virtude das devoluções na Web.
Lembre-se: Para creditar o valor integral e manter as parcelas a opção Recebe parcelas automaticamente deve estar desabilitada. Veja mais detalhes na seção Configurações >> Recebe Parcelas Automaticamente desse artigo.
Verificar o DANFE
A definição da impressora é feita no Totall Middleware, conforme citado na seção Impressão DANFE desse artigo.
Consultar o Documento Emitido
No Totall Backoffice em Principal >> Vendas >> Manutenção ao consultar um documento emitido devolvido, o aviso Devolvida Integralmente ou Devolvida Parcialmente será informado na tela.
Devolução Parcial na Web
Pode-se devolver itens e/ou quantidades parcialmente. A opção Marcar/Desmarcar Tudo facilita ao informar uma venda com muitos itens. Informe também a quantidade a ser devolvida e dê continuidade no processo de devolução.
Importante: O Estoque e Conta Corrente contabilizarão as quantidade e valores parciais devolvidos.
Devolução de Vendas Vinculadas
A Venda de Entrega Futura é a operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data e período estabelecidos na transação comercial acordada entre vendedor e comprador. A empresa deverá emitir uma Nota Fiscal no momento do faturamento com a Natureza da operação: Simples faturamento de Venda para Entrega Futura (Simples Fatura). No momento da entrega da mercadoria é emitida uma Nota Fiscal com a Natureza da operação: Venda - Entrega Futura. Esse é o vínculo!
Devolução Total de Notas Vinculadas
Processo de faturamento da Simples Fatura e Venda - Entrega Futura.
Devolução da Simples Fatura com nota de Venda - Entrega Futura vinculada. Ao informar Sim a nota vinculada também será devolvida. O inverso também pode ocorrer, ou seja, a devolução de uma Simples Remessa.
Devolução Vinculada. As 2 notas são devolvidas.
Devolução Parcial de Notas Vinculadas
O processo de devolução parcial de uma nota vinculada é o mesmo, porém, a particularidade é quanto a devolução vinculada. Acompanhe na imagem.
Filial de Reserva
Para efetivar uma devolução de uma nota de Simples Fatura ou Simples Remessa de forma vinculada a configuração Filial para Entrega em Regime Especial citada na seção Configurações desse artigo deve ser considerada.
Devolução de Nota de Outra Filial
Para efetivar uma devolução de uma nota que não seja a filial de origem, é necessária a permissão 407 citada na seção Configurações desse artigo. Outras configurações são consideradas para a devolução de uma nota emitida por outra filial, veja mais detalhes em Regime Especial Fatura e Remessa.