Lucratividade

De TotaliWiki
Revisão de 13h14min de 24 de novembro de 2015 por Monica (discussão | contribs) (Passo a Passo)

Ir para: navegação, pesquisa
Apresentação

Lucratividade2.jpg
A Lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual e que indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve.


Lucratividade3.jpg

Formação do Preço de Venda

O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, pois, em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade. Para fixar o preço de venda de suas mercadorias, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o administrador deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, bem como compreender e utilizar as funcionalidades do sistema para apoiá-lo nesse processo.

A formação do preço de venda envolve aspectos que estão sob o controle do empreendedor, custo de produção, principalmente, e outros que não estão sob seu controle, quanto o mercado está disposto a pagar por aquele produto ou serviço.

Lucratividade - Totall Order

Lucratividade - Totall Commerce Web

Margem de Contribuição

A margem de contribuição é a diferença entre as receitas e os custos variáveis totais. Apurada a margem de contribuição, são retirados os custos fixos para encontrar o resultado operacional, que pode ser positivo ou negativo, ou seja, representa o lucro ou prejuízo. Para se chegar à margem de contribuição deve-se partir do preço de venda, deduzir todos os custos. Então siga os passos abaixo:

Passo a Passo

1. No Totall Backoffice em Principal >> Produtos >> Preços >> Formação de preço pelo custo para programar a formação do preço e finalizar com a aplicação do preço. Veja mais detalhes em Formação de preço por compra. Veja mais detalhes em Despesas Operacionais - Variáveis e Fixas.

2. Em Principal >> Produtos >> Preços >> Aplica você aplicará o preço programado anteriormente.

3. Retorne a tela de Formação de preço pelo custo >> selecione o produto desejado e na guia Valores Finais, você poderá consultar alguns dos dados utilizados para o cálculo da MCP, MCO e Lucro como: Custo de Aquisição, Custo Total Venda, Despesa Operacional Fixa, Custo Final, % Lucro projetado e Preço de Venda Calculado. No exemplo abaixo usamos o item 1 da DAV modelo.

Guia Valores Finais.


4. Feita a DAV/Pré-venda o vendedor poderá consultar a Lucratividade da DAV antes de informar finalizar ou solicitar autorização, acessando a opção de Lucratividade no Totall Order. No exemplo abaixo usamos o DAV modelo. Os campos selecionados na imagem são usados para formação da MCP e MCO.

Lucratividade Totall Order.


Analisando a MCP e MCO

Feita a DAV e solicitada a autorização remota no Totall Commerce Web >> DAV/Pré-venda >> Autorizações >> na guia Lucratividade serão apresentada as informações da

  • MCP - Margem de Contribuição do Produto
  • MCO - Margem de Contribuição do Orçamento
  • Lucro

Web9.jpg

Para compreensão dos dados necessários para a formação dos percentuais e valores da MCP, MCO e Lucro na imagem abaixo constará os dados para composição dos cálculos. Os dados que compõem os cálculos estão apresentados nas telas de: Formação de Preço no Totall Backoffice (Imagem Guia Valores Finais) e Lucratividade no Totall Order (Imagem Lucratividade Totall Order).

Dados Planilha.

Cálculos

Aqui serão apresentados os cálculos/fórmulas usadas para formação das Margens e Lucro. Na imagem abaixo você terá o cálculo e ao lado os campos que constam na imagem acima Dados Planilha.

Lucratividade8.jpg

Veja como usar os dados para compor um cálculo.

Lucratividade7.jpg

Dicas e Observações

Supervisor/Administrador
*Caso o resultado obtido seja negativo, ou mesmo inferior à margem de remuneração do setor em que você está atuando, está na hora de dar uma olhada na sua eficiência operacional. 
Ao fazer está análise o empreendedor poderá se deparar com questões associadas ao volume de vendas, existe uma quantidade mínima a ser vendida para justificar o empreendimento, 
ou mesmo à estrutura de endividamento para financiar o negócio. Atividades com maior volume de investimentos e longo prazo de maturação requerem fontes de financiamento com 
encargos mais baixos. De uma forma geral, uma boa dica é sempre associar o retorno esperado ao que seria possível de se conseguir de remuneração no mercado financeiro. 
Feita as contas é hora de reavaliar.


http://www.sebrae.com.br/