Cobrança Bancária
Este artigo tem por objetivo apresentar as configurações das cobranças bancárias. Será uma reunião de artigos que necessitam das configurações nas tabelas:.
- TD_REM
- TD_RET
- TD_CCB
- TD_ECB
- TD_INS
Índice
Remessa - TD_REM
Cadastre as remessas que são as informações que o sistema irá gerar, por exemplo: uma inclusão de título; ou uma alteração de data. Algumas remessas já estão cadastradas como padrão da Febraban, mas você deve verificar a documentação do seu banco e verificar se não há diferença. Se necessitar, altere ou cadastre novas remessas. Lembrando que tudo que o banco utilizar você deve cadastrar no sistema. Veja o artigo CNAB.
Retorno - TD_RET
Esses itens são o tipo de retorno que o sistema irá aceitar nos arquivos provenientes do seu banco.
Assim como as remessas, devem ser cadastradas todos os tipos que o banco utiliza. Estes tipos também são encontrados nos layouts técnicos fornecidos pelo banco. Veja o artigo CNAB.
Carteira Cobrança Bancária - TD_CCB
Cadastre as carteiras que são títulos para que os bancos possam definir os meios de comunicação. É necessário cadastrar a carteira que você utilizará. Cada carteira possui uma sigla/apelido, que aparece na impressão do título, uma definição se ela é própria ou terceira, e uma definição se ela deve enviar registro ao banco ou não.
Veja o artigo Carteiras de Cobrança.
Espécie Cobrança Bancária - TD_ECB
Espécies são os tipos de documentos que o banco irá cobrar, como uma Duplicata Mercantil e outros. Você deve cadastrar todas as espécies conforme o layout técnico do banco.
Veja o artigo Carteiras de Cobrança.
Instruções - TD_INS
Instruções são mensagens aos clientes. Serão impressas no texto do título. Geralmente são usadas com mensagens de Natal ou Páscoa. Não é necessário cadastrar as mensagens de juros, descontos e protesto, isto o sistema fará automaticamente.
Veja o artigo Carteiras de Cobrança.