Ordem de Serviço - Totall Order Web

De TotaliWiki
Revisão de 11h43min de 22 de agosto de 2017 por Monica (discussão | contribs) (Classificação da OS)

Ir para: navegação, pesquisa
Tag-icone-mini.png Totall POS‏
Referenciado por: Clientes - Totall POS | Configurações OS - Totall Order Web | Totall Order Web | Usuários do Sistema - Totall PoS | 

Direto ao Assunto!
Você pode acessar os artigos complementares ou correlacionados a esse artigo Ordem de Serviço, 
através do Menu Lateral.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar o processo para criar uma OS - Ordem de Serviço. É por meio da OS que a sua Loja formaliza um trabalho a ser feito, prestando um serviço ao seu cliente. Depois de executado o serviço, essa OS será resgatada para emissão dos documentos de vendas.

Importante!
A emissão de NF-e ou NFC-e conjugada deve ser utilizada quando ocorre uma prestação de serviço que seja fato gerador do ISSQN e do ICMS, significa uma prestação de serviço com fornecimento de peças. É importante ressaltar que a NF-e ou NFC-e conjugada que tem item de serviço e de mercadorias só pode ser emitida com a prévia anuência da SEFAZ e da Prefeitura interessadas.

Registro da OS

No Totall Order Web acesse a função 399 ou acesse F5-Funções >>> O.S (Ordem de Serviço).
1. Informe o cliente, pesquise pelo documento (CNPJ, CPF) ou nome. O cadastro novo pode ser feito pelo Totall Order Web, para isso veja o artigo Clientes.

2. Veja o preenchimento e funcionalidade de cada campo:

ServicoPoS9.jpg


  • Marca, Modelo e Número de Série: esses dados do aparelho são de preenchimento obrigatório.
  • Garantia: essa informação é apenas informativa, portanto, não determina alguma ação com os valores. Caso uma OS de produto em garantia use peças, essas NÃO serão baixadas do estoque. Será necessário que a empresa tenha algum procedimento para este controle de estoque, que pode ser um lançamento avulso no Totall Backoffice ou a emissão de nota fiscal com natureza específica.
  • Tipo de Aparelho: informe o tipo de aparelho que sua empresa presta assistência. Exemplo: Celular, iPhone, Smartphone e Outros. Esse campo é configurável e portanto para esse documento está como sugestão. Veja o artigo Configurações.
  • Entrada: informe como se deu a entrada desse aparelho na sua empresa. Exemplo: Na Loja, Via Correios, Garantia e Outros. Esse campo é configurável e portanto para esse documento está como sugestão. Veja o artigo Configurações.
  • Previsão: a previsão de término do serviço, não é uma informação obrigatória. Sua empresa pode criar critérios de previsão de entrega por prioridade, por exemplo: um serviço com prioridade Alta pode ter um prazo de entrega de 24hrs. Digite a data e/ou hora desejados ou clique no botão 29 ao lado para selecionar a data nmo calendário.
  • Acessórios: descreva quais acessórios foram entregues junto com o aparelho, exemplo: capa protetora, carregador e etc. Esse campo é de digitação livre. Para registrar itens por linha, use as teclas Ctrl + Enter.
  • Prioridade: sua empresa pode classificar o serviço por prioridade, dessa forma seus técnicos saberão qual serviço iniciar primeiro. Por isso, a prioridade pode estar vinculada como uma previsão de entrega. Lembrando que o sistema não faz controle, como apresentação de alertas, indicando que a OS está fora da prazo de acordo com a prioridade informada. Essas informações são de controle manual e interno.
  • Use os botões laterais para definir a prioridade:
    • De Alta para Média e Baixa clique em <<PgDn Prioridade
    • De Baixa para Média e Alta clique em >>PgUp Prioridade
  • Solicitação: descreva qual serviço será executado, como por exemplo: troca de display, reparar lcd, travado e não respondendo e etc. Esse campo é de digitação livre. Para registrar itens por linha, use as teclas Ctrl+Enter.


3. Veja o preenchimento e funcionalidade de cada botão da barra de menu:
ServicoPoS10.jpg

  • F11-Cliente: acesso para verificar ou editar os dados do cadastro do cliente vinculado a OS. Para mais detalhes veja o artigo Clientes
  • F10-Responsável: acesso para informar o técnico responsável pela OS. Para cadastrar um responsável veja o artigo Usuários.
  • F8-Itens: acesso a tela de vendas para lançamento do serviço e/ou das peças que foram necessárias a assistência.
  • F9-Cancela: somente um usuário com a permissão 0030 pode cancelar a OS. Ao cancelar a OS, nesse momento do processo, nenhum registro será mantido.
  • F2-Imprime: faz a impressão da OS em formato pdf. Veja o artigo Configurações.
  • F12-Confirma: para confirmar a criação.


Importante: Nessa etapa do processo, a OS está com a situação A Classificar. Isso significa que está aguardando a indicação de um técnico que será o responsável pelo serviço. Apresentamos uma sugestão do processo, mas você pode configurar a sequência de passos necessários para execução dos processos de assistência técnica, desde a classificação do técnico responsável até o conclusão do serviço para emissão da NFC-e ou NF-e. Veja mais detalhes sobre isso no artigo Configurações.

Classificação da OS

A classificação apresenta o passo a passo do fluxo do processo de assistência praticado na sua empresa. Você pode contemplar através da situações do fluxo como:

  • A Classificar
  • Classificado
  • Aberto
  • Executado
  • Cancelado
  • Suspenso
  • Em Espera
  • Revisado com Erros
  • Revisado e Aprovado

Aqui, você verá como sugestão o fluxo básico.

De: A Classificar
Para: Classificado
A OS está com a situação: A classificar. Selecione a OS para informar um responsável e deixar a situação como Classificado.
1. Clique em F7-OS/Pré-venda e selecione a OS.
2. Clique em F10-Detalhes para acessar a situação da OS. Determine um responsável pela execução do serviço, clique em F10-Responsável. Veja que na tela da OS o nome do usuário/técnico responsável será apresentado abaixo do número da OS.
3. No campo Situação: altere para Classificado: indicando que foi informado um técnico responsável pelo serviço.
F12-Confirmar para salvar a nova situação.


De: Classificado
Para: Aberto
O técnico/responsável pode verificar a OS que foi classificada para ele.
1. Clique em F7-OS/Pré-venda na tela de seleção de OS, faça os filtros por situação em F2-Situação e F10-Responsável.

  • Além de verificar quais são as OSs classificadas para o técnico, ele também poderá verificar a prioridade (urgência) de cada OS. Desde que essa informação de prioridade tenha sido informada. Selecione a OS.

ServicoPoS17.jpg

2.No campo Situação: altere para Aberto: indicando que o técnico/responsável está com essa OS para execução do Serviço.
F12-Confirmar para salvar a nova situação.


De: Aberto
Para: Executado
Feito o serviço o técnico/responsável deverá digitar o que foi executado e também selecionar o serviço, e se necessário, as peças utilizadas.
1. Selecione a OS, a pesquisa também poderá ser feita informando o número da OS, nome ou documento do cliente e número de série do aparelho.
2. No campo Execução: descreva o que foi executado. Esse campo é de digitação livre. Para registrar por linha, use as teclas Ctrl+Enter.
3. No campo Situação: altere para Executado: indicando que o serviço foi executado e que poderá ser avaliado.

Importante:
Nessa etapa do processo, a OS está com a situação Executada, isso não significa que a OS está pronta para resgate para venda no Totall PoS. Isso dependerá da sequência dos processo desenvolvidos na sua empresa. Por exemplo, se na sua empresa depois de Executado, o aparelho deve passar pelo setor da Qualidade para testes, então esse setor indica se o serviço está como: Revisado e Aprovado ou Revisado com Erros. Somente a OS com a situação do tipo: Revisada e Aprovada é apresentada no Totall PoS para venda. Porém, se o próprio técnico/responsável faz a execução e revisão do serviço, pode cadastrar a situação de Executado do tipo: Revisado e Aprovado, passando uma etapa do processo. Veja mais detalhes sobre isso no artigo Configurações.

4. Clique em F8-Itens informe a referência do serviço e/ou peças. Para confirmar clique em F10-Detalhes e F12-Confirmar para Salvar.

ServicoPoS11.jpg

==Resgate da OS para Venda==