Esse conteúdo está relacionado a página Formação do Preço de Venda.
Características
|
Data Liberação:
|
Liberado na versão: Documento de Liberação da Versão 5.2F
|
Conceito
São operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora.
As despesas operacionais admitidas são as usuais ou normais no tipo de transações, operações ou atividades da empresa, entendendo-se como necessárias as pagas ou incorridas para a realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa (RIR/1999, art. 299 e seus §§ e PN CST n o 32, de 1981).
A compreensão das despesas operacionais variáveis e fixas da sua organização são fundamentais para a formação do preço de venda do produto.
Soma de todas os custos e despesas incorridos pela empresa no curso de suas atividades. Entre as despesas operacionais mais comuns estão as despesas com pessoal, as despesas com vendas e as despesas administrativas. No Brasil, as despesas financeiras também estão incluídas entre as despesas operacionais, o que não ocorre na maioria dos demais países, onde elas estão abaixo da linha de resultado operacional.
Despesas e Custos Fixos
Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.
Exemplos:
Limpeza e Conservação
Aluguéis de Equipamentos e Instalações
Salários da Administração
Segurança e Vigilância
Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.
Despesas e Custos Variáveis
Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.
Exemplos:
Matérias-Primas
Comissões de Vendas
Insumos produtivos (Água, Energia)
Os custos e despesas também pode ser classificados em Fixos ou Varíaveis:
Custos ou Despesas Fixas: aquilo que não varia com o volume (produzido ou vendido)
Custos ou Despesas Variáveis: aquilo que varia em função do volume (produzido ou vendido)
CUSTO FIXO: É a soma de todas as despesas mensais de uma
empresa que esteja funcionando, mesmo que não venda ou não preste
nenhum serviço.
CUSTO VARIÁVEL: são todos aqueles que variam conforme a
quantidade de produção ou venda. Por exemplo, os custos das matérias
primas em indústria, e os custo das mercadorias em um comércio.
Objetivo
Você também poderá decidir se aplicará em todas as mercadorias esse mesmo percentual ou se irá aplicar percentuais diferentes para determinadas mercadorias. Isso depende das estratégias de preços ou de vendas que a empresa irá adotar. Esse percentual indica quanto deverá ser considerado no preço de venda da mercadoria para ajudar a pagar as despesas fixas. Porém, por questões de concorrência de preços, pode ser necessário aplicar 13% em algumas mercadorias e 17%, em outras. É a estratégia da empresa no momento que determina por quanto cada mercadoria será vendida. Sobre formação do preço de venda, você pode procurar o Sebrae para mais orientações.
Configuração
No Totall Backoffice em Principal >> Tabelas >> Despesas Operacionais você indicará por estoque e departamento os percentuais de despesa fixa e variável analisadas a partir...