Consignação
Índice
Objetivo
A Consignação é um tipo de procedimento de venda no qual as mercadorias consignadas são entregues para um vendedor (consignatário), sendo o fornecedor o proprietário (consignador) pela mercadoria consignada. As mercadorias não vendidas são devolvidas para o consignador pelo preço e prazo acordados.
Configurações
No Totall Config em Vendas >> Natureza deve-se criar as CFOPs de demonstração para a Nota Fiscal de saída da mercadoria consignada e outra de devolução, para o retorno dessa mercadoria. Cadastre a CFOP 5.912 e 6.912 que refere-se a "Remessa de mercadoria ou bem para demonstração", com vínculo futuro, ou seja, será vinculada a nota de devolução no retorno das mercadorias consignadas. Informe as configurações indicadas na imagem abaixo.
Cadastre o CFOP 1.913 e 2.913 que refere-se ao "Retorno de mercadoria ou bem remetido para demonstração", com vínculo anterior, ou seja, está vinculada a nota de demonstração na saída das mercadorias consignadas. Informe as configurações indicadas na imagem abaixo.
Em Outros >> Ambiente na guia N.F. Emitidas na subguia Principal, informe a natureza padrão para as notas de consignação. Ao chamar a função de nota fiscal de consignação no Commerce CheckOut, este CFOP será indicado como padrão. Informe a configuração indicada na imagem abaixo.
Lançamento da Nota Fiscal de Consignação
No Commerce CheckOut em F5 - Funções na guia F2 - Padrão, acesse a opção 3 - Consignação para emitir uma Nota Fiscal consignada.
3-Consignação: ao clicar nessa opção a tela de emissão da nota será apresentada, trazendo com padrão o CFOP determinado nas configurações. Lance os itens consignados e clique em F10 para informar o consignatário. Finalize com F12 para emissão da Nota Fiscal de acordo como a impressora matricial configurada.
Nota: Não poderá ser emitida uma Nota Fiscal consignada para Venda ao Consumidor, portanto, ao tentar utilizar a opção F12 o sistema apresentará um alerta.
Retorno da Nota Fiscal de Consignação
No Commerce CheckOut em F5 - Funções na guia F2 - Padrão, acesse a opção 7 - Retorno Consignação.
7-Retorno consignação: ao clicar nessa opção será apresentada a tela de Retorno Consignação. Selecione o consignatário, informando seu código ou faça uma pesquisa (F4), nesse momento, o sistema apresentará todas os itens consignados.
Filtro: esse filtro serve como facilitador na verificação dos itens consignados para um determinado consignatário que foram faturadas ou que não foram devolvidas.
F8-Extrato: essa opção serve para emitir um extrato das notas consignadas para que o consignatário possa fazer sua conferência.
A devolução pode ser feita informando cada item pela leitura do código de barras ou digitando o código. Nesse momento, o sistema altera as quantidades dos Devolvidos - A Devolver - Totall, bem como o Valor em aberto.
Pode-se reverter uma devolução, para isso basta informar o caracter negativo e o código do item.
Nota: As devoluções poderão ser gravadas e alteradas quantas vezes forem necessárias, até que se emita a nota de devolução.
F7-NF Retorno: para efetivar a Nota Fiscal de devolução, deve marcar os itens desejados e clicar no botão F7, nesse momento o sistema devolvera as quantidades informadas e apresentará as seguintes mensagens durante o processo.
Emissão da Nota Fiscal de Devolução da Consignação
A natureza de Remessa Demonstração exige que todos os produtos sejam Retornados, pois não se pode vender uma Demonstração. Sendo assim, no momento que o usuário encerrar a devolução será impressa a nota de retorno de todos os itens. (Ver se pode imprimir várias notas em uma de retorno ou se deve imprimir uma nota para cada nota de origem). Após a emissão da nota de retorno será necessário imprimir o cupom fiscal dos itens que o cliente ficou e estão marcados na TT_IVE_CSG. Ver se a impressão do cupom fiscal será obrigatória. Para isto, será necessário uma outra tela para auxiliar na emissão do cupom fiscal dos itens vendidos. O ideal seria imprimir a nota de retorno somente os itens que o cliente não ficou e vender no cupom fiscal ou ?NF de venda? os itens que o cliente ficou, mas acho que a lei não permite isto. Assim simplificaria a TT_IVE_CSG