Mudanças entre as edições de "Notas de Importação no Commerce Web"
(→Custo Médio) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | {{Tags|Totall Commerce Web|Totall Config|Totall Backoffice|Totall Middleware}} | ||
+ | {{Referencia}} | ||
+ | |||
==Apresentação== | ==Apresentação== | ||
Edição das 15h36min de 6 de setembro de 2016
Totall Commerce Web, Totall Config, Totall Backoffice, Totall MiddlewareÍndice
- 1 Apresentação
- 2 Configurações
- 2.1 Commerce Web Comunicando com o Totall Middleware
- 2.2 Numeração das Notas
- 2.3 Impressão DANFE
- 2.4 Configurando o EmiteNF-e
- 2.5 Série para Notas de Importação
- 2.6 Unidade de negócio do Faturamento
- 2.7 Configurando Natureza de Operação para Importação
- 2.8 Configurando Natureza Padrão em Ambiente
- 2.9 Configurar Plano
- 3 Acessando o Commerce Web
- 4 Emitindo a Nota de Importação
- 5 Receber Importação
- 6 Custo Médio
Apresentação
Esse artigo trata-se da função de emissão de notas fiscais de importação através do Totall Commerce Web. A emissão da nota de importação é feita a partir de um XML do documento de importação (DI), gerado pela receita.
Configurações
Commerce Web Comunicando com o Totall Middleware
Totall Middleware é um programa de computador que faz a mediação entre CheckOut, CheckoutNF, Commerce Web e demais aplicações do SEFAZ. É utilizado para transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional. O objetivo do middleware/mediador é facilitar o desenvolvimento de aplicações e a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada.
Veja o artigo Configurações para configurar os caminhos para comunicação com o Totall Middleware.
No Commerce Web em Configurações informe o caminho de onde está instalado o Totall Middleware. Informe o IP da máquina e a porta lógica.
Numeração das Notas
Acesse o configurador do Totall Middleware em C:\TotallMiddleware\WSMiddleware.exe Na guia Configurações por Empresa, selecione a filial e clique em Editar. Na guia 2-Geral informe o diretório onde está o arquivo NUMNOT.dbf para gravação da numeração das notas.
Como Funciona o NUMNOT.dbf 1. O CheckOut abre a tabela de modo compartilhado, para que todos os CheckOuts possam acessar a tabela ao mesmo tempo. 2. Existe uma função que retorna o próximo número da venda. Essa função precisa da série, da filial, e da quantidade de numnots requisitados. 3. Na função pesquisa se existe registro no numnot para essa série e essa filial. 4. Executado soma na tabela numnot a quantidade passada por parâmetro e determina o próximo numnot. NUMNOT para Fatura e Remessa 1. Fatura e remessa tem um processo de buscar sempre 2 números, para ser sequencial. 2. Na fatura pesquisa-se 2 números e já soma + 2 no numnot.dbf.
Impressão DANFE
Acesse o configurador do Totall Middleware em C:\TotallMiddleware\WSMiddleware.exe Na guia Configurações por Empresa, selecione a filial e clique em Editar. Na guia 5-Impressão preencha as informações para impressão da DANFE de Importação.
Configurando o EmiteNF-e
Integrado ao CheckOut, CheckOutNF e Commerce Web, o EmiteNF-e executa e gerencia todo o processo com as Secretarias de Fazenda, desde a importação das notas fiscais geradas nos nossos sistemas, até a impressão do DANFE.
O Totall Commerce Web gera as NF-es de importação no formato XML. Para que o EmiteNF-e consiga ler e processar esse formato de arquivo deve-se ativar a integração via XML no próprio aplicativo, acessando o menu Configuração >> Integração, conforme imagem a seguir:
Deve-se então informar os diretórios de entrada e saída dos arquivos (que podem ser os mesmos da integração via arquivo texto).
Caso queira que o DANFE seja impresso automaticamente, deve-se marcar o checkbox "Imprimir DANFE automaticamente"
Finalizadas as configurações, clique em Salvar.
ATENÇÃO: por orientação da empresa desenvolvedora do EmiteNF-e, toda vez que é clicado no botão Salvar da integração via XML, deve-se acessar a integração via arquivo texto e também clicar no botão Salvar, mesmo que nada tenha sido modificado
Além dessas configurações no EmiteNF-e, para que a integração via XML funcione em paralelo com a integração via arquivo texto, deve-se aplicar um script na base do próprio EmiteNF-e. Para isso, acesse a base do EmiteNF-e utilizando algum gerenciador de banco de dados do Microsoft SQL Server, como o SQL Server Management, e aplique o script a seguir:
INSERT INTO parametros(nm_parametro,ds_parametro,vl_parametro) VALUES('nm_moduloNFe001', 'Módulo ativo para importação de NFes.', 'DFE: XML#1.1')
Se o script foi aplicado com sucesso devem haver dois registros de parâmetros de integração na tabela do EmiteNF-e:
Série para Notas de Importação
No Totall Config em Principal >> Outros >> Filiais >> Identificação deve-se informar uma Série para Notas de Importação.
Unidade de negócio do Faturamento
No Totall Config em Principal >> Outros >> Filiais >> Financeiro >> Grupo Outros deve-se informar a Unidade de negócio do faturamento.
Configurando Natureza de Operação para Importação
No Totall Config em Principal >> Vendas >> Naturezas deve-se cadastrar uma Natureza de Operação onde seu uso seja Importação.
Configurando Natureza Padrão em Ambiente
No Totall Config Outros >>> Ambiente >>> Operação >>> Grupo "Natureza Padrão" >>> Natureza Importação deverá selecionar a natureza destinada para importação.
Configurar Plano
No Totall Config Outros >>> Ambiente >>> N.F. Emitidas >>> Principal >>> Grupo "Venda ao Consumidor" >>> Plano informar o plano padrão.
Acessando o Commerce Web
Para conectar o Totall Commerce Web, o supervisor/administrador deve acessar através do browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, etc.). Para isso informe o endereço onde está instalado o Commerce Web e use o mesmo usuário e senha utilizados no Totall Commerce.
Para mais detalhes veja o artigo Totall Commerce Web.
Emitindo a Nota de Importação
As notas de importação serão confeccionadas a partir de uma Declaração de Importação (DI) que deverá estar em formato XML, abaixo seguem as instruções necessárias para realizar a emissão da Nota de Importação.
Algumas observações:
- As informações da DI deverão ser preenchidas toda de uma só vez, o sistema não irá armazenar as telas que já foram preenchidas para que depois se possa continuar o preenchimento das informações.
- Para pular de um campo para outro no momento em que estiver preenchendo utilizar a tecla "TAB" do teclado, se pressionar a tecla "ENTER" irá tentar confirmar a nota. Caso ocorra não haverá dano, pois o sistema irá apenas notificar os campos não preenchidos, é apenas uma instrução para caso ocorra esta situação.
- A nota emitida estará no diretório configurado na filial, o mesmo diretório do EmiteNFE.
1 - Efetuar login no Totall Commerce Web.
2 - Abrir o menu Compras => Declaração de Importação
3 - Ao abrir a tela, clicar no símbolo "+" para inserir uma nova DI.
4 - Clicar em Carregar e selecionar o XML da DI.
5 - Após selecionar o XML voltará para tela abaixo, onde deverá editar a DI, clicando no ícone marcado.
6 - Na guia Declaração, preencher os dados do "Desembaraço", os campos onde houver o símbolo " * " são dados obrigatórios.
7 - Na guia Transporte inserir os dados da transportadora e selecionar a Via de Transporte.
Obs: Caso selecione via Marítima, é obrigatório informar também o AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante).
8 - Na guia Adições estarão separadas por NCM os produtos que estiverem na DI importada. Cada adição será necessário informar o fornecedor e fabricante.
Para editar as informações basta clicar no canto esquerdo no ícone "lápis" e digitar e/ou procurar as informações clicando na "lupa".
Após terminar de inserir os dados, clicar em confirmar e em seguida editar outra adição.
Obs: O fornecedor obrigatoriamente deverá estar cadastrado como estrangeiro no cadastro de parceiro, caso contrário não poderá confirmar a alteração.
9 - Na guia produto para editar as informações também é necessário clicar no ícone "lápis" e inserir as informações, posteriormente clicar em atualizar.
Após inserir todas as informações necessárias em todas as Guias, clicar em confirmar, assim a nota estará pronta para emissão.
Obs: Caso alguma informação esteja em não conformidade e/ou não tenha sido preenchida, o sistema irá apontar as inconsistências e não deixará confirmar.
10 - Após confirmar os dados da DI, voltará para a tela anterior (Compras=>Declaração de importação), agora nota-se que há um outro ícone na tela ao lado do ícone para editar a nota, quando este "novo" ícone estiver aparecendo significa que a nota está pronta para ser emitida.
Para emitir a nota clicar no ícone.
11 - Clicando no ícone para emissão, irá apresentar a tela para confirmação da operação, caso os dados estejam de acordo, clicar em confirmar.
12- Irá aparecer a tela a seguir caso a operação tenha sido realizada com sucesso, com a numeração da nota.
O arquivo da emissão estará no diretório que foi configurado.
Receber Importação
Após efetuar a emissão da nota de importação há um tempo até o recebimento das mercadorias importadas, portanto quando for recebida esta importação deve-se acessar o menu Compras >> Receber Importação para registrar o recebimento.
Ao acessar o menu descrito acima, apresentará a tela abaixo, onde devem estar preenchidas as informações de Filial, ECF, Série e Número da nota, após preencher todos os dados, clicar em pesquisar.
Assim que pressionar o botão pesquisar, irá trazer os dados da nota para confirmar o seu recebimento, depois de conferir clicar em confirmar.
Quando a nota for confirmada irá aparecer a mensagem abaixo e assim o recebimento foi confirmado.
Custo Médio
Ao emitir a nota de importação, estará sendo considerado como uma compra, gerando assim o custo médio do produto (Principal=>Produto=>Histórico=> Guia Custo Medio).
A informação estará discriminada com a natureza específica (importação), conforme demonstrado abaixo na imagem: