SIM!pan
Índice
SIM!pan
Sim!pan - Software de Gestão Integrada para a Indústria de Panificação e Pastelaria Cobre todas as necessidades de empresas de panificação e pastelaria com produção e distribuição própria ou subcontratada.
O Sim!pan foi criado tendo por base um estudo profundo das necessidades de informação de gestão existentes nas indústrias de panificação e pastelaria nacionais. A aplicação gere de forma integrada, a atividade desde a encomenda das matérias primas e subsidiárias, passando pelo controle de recepção e produção dos Produtos requeridos pelos Clientes, gestão de receitas, controle de Expedição (Distribuidores e rotas), avaliação de resultados (lucro por Produto, consumo de matéria-prima, produção de Produtos conformes/não conformes, etc.).
- Aplicação multi-usuário/multi-local, com possibilidade de diversos níveis de acesso.
- Emissão de receitas com possibilidade de controle de preço de custo.
- Possibilidade criar um "Slide-Show" ou associar um Vídeo, como auxílio no confeccionamento
- Permite efetuar Análises de Conformidades aos Ingredientes e às Matérias Subsidiárias, no
momento da sua recepção, agregando essa informação à Ficha de Recepção.
- Possibilidade de criação de Lotes de Ingredientes, Matérias Subsidiárias ou de Produtos.
- Possibilita um controle do nível de estoques dos Ingredientes, Matérias Subsidiárias e Produtos.
- Gestão de estoques de Ingredientes, de Matérias Subsidiárias e Produtos Finais, utilizando os conceitos ?Quantidades Constantes? ou de ?Máximo e Mínimo?, sendo ainda possível estabelecer
níveis de Alertas e quantidades a encomendar e/ou a produzir.
- Controle da data de validade dos Produtos acabados, mediante o estabelecimento de níveis de
- Conjunto diversificado de Análises a todo o tipo de Produtos em Armazéns, tais como Análise de
Stocks, Análise de Validades, Análise ABC, Análise de Consumos, Análise de Rotatividade, Análise de Compras e Análise de Fornecedores.
- Possibilidade de registo de produção parcial relativamente às Ordens de Produção em curso
com indicação de quantidades conformes e não conformes.
- Controle de tempos e Conformidades de produção, ao longo das diversas fases.
- Controle e Gestão de Resíduos, com possibilidade de ser calculada a partir da produção efectuada, através de medições ou através de Análises de Conformidades.
- Possibilidade da definição de diversos níveis de Alertas.
- Gestão de Encomendas, com total controle sobre o seu estado, a sua execução e Expedição.
- Possibilidade de definir Encomendas Tipo para cada Cliente.
- Processamento automático de encomendas, quer ao nível do levantamento das necessidades
de Ingrediente, quer ao nível de emissão de documentos (Facturas, Guias de Remessa, etc.)
- Assistente de Produção que permite o planejamento e emissão automática das Ordens de Produção,
Receitas, Reservas de Produtos e afectação de Máquinas.
- Possibilidade de efetuar uma Expedição automática, tendo como base as encomendas de
Cliente (podendo ser agrupadas), bem como uma associação a Distribuidores e Rotas.
- Interligação com Software de Faturamento - Sim!Fact
Programa
Acesso
Apresentam os dados do sistema como: versão, registro, bem como os dados da empresa logada e seu registro.
Palavra-Chave (Senha)
Nessa tela, o usuário pode alterar a palavra-chave (senha) por uma outra que lhe seja mais familiar, facilitando a sua memorização.
Terminar a Sessão
Permite terminar a sessão de um usuário, mantendo o sistema ativo, podendo outro usuário iniciar uma nova sessão desde que informe sua senha.
Sair
Implica na saída imediata do sistema, sendo necessário reiniciá-lo para efetuar o Login.
Produtos
Nessa tela é cadastrada a ficha técnica dos produtos de forma fácil, intuitiva e centralizada, apresentando um registro completo e detalhado de toda a informação relacionada com os diversos tipos de produtos.
A ficha técnica contém as seguintes informações:
- Fornecedores e preços de compra;
- Preços de venda;
- Composição de produtos;
- Localizações do produto (armazenamento em frio, etc.);
- Unidades de medida;
- Estoque e parametrização de níveis mínimos e máximos;
- Condições de armazenamento;
- Código de barras (EAN13);
- Associação de Contas do POC;
- Segmentação por Grupos/Famílias/Sub-famílias;
- Configuração para mapa estatístico do INE.
Etapas
Etapa 1: preencher com os dados relativos ao produto: segmentação por grupos/famílias/sub-famílias, designação, designação abreviada, código GS1(se aplicável, será o código presente nos códigos de barra), unidade de estoque, taxa de IVA, preço de custo, preço base sem IVA, preço com IVA (preço final para venda) entre outras informações.
Etapa 2: preencher os alertas repectivos ao produto como: a validade de armazenagem, validade do produto no túnel de refrigeração ou congelação.
- Alerta de recepção de matérias-primas: a validade mínima e máxima que um produto tem para que seja aceito pelo sistema. Se um determinado produto tem uma validade inferior á validade mínima, surgirá um alerta ao usuário.
- Alerta de armazenamento: qual o número mínimo e máximo de dias que um produto pode estar armazenado. O número de dias pode ser aplicado para um produto recepcionado como um produto produzido.
- Validade: o número de dias da validade que um produto produzido tem. Distinguindo o tipo de armazenamento(refrigeração ou congelamento). Assim um produto ao ter emitida uma etiqueta no SIMPan a validade do mesmo irá ter em conta desta configuração.
- Na guia Integração: serão preenchidos os dados que serão encaminhados para a contabilidade onde o produto se enquadra, esta operação é válida quando existe uma integração com a contabilidade/SAFT-PT/LER/ estatísticas e ficha técnica de um produto.
- Na guia Informações Adcionais: temos a possibilidade de colocar alguma informação adicional, como: público alvo; volume; peso e etc.
Etapa 3:
- Na guia Estoque: definimos a gestão do estoque dos produtos (estoque de segurança e de perda).
- Na guia Localização: definimos o local onde podemos encontrar o produto, a partir de um armazém definimos em que setor o produto encontra e qual o tipo de operação que está associado ao produto.
- Na guia Documentos: preenchemos quais os documentos referentes ao produto. Podendo
vincular aos documentos que tipo de unidades é que recebemos numa recepção de fornecedor e qual o fator multiplicativo a ter em conta. -Por exemplo, na recepção de farinha o produto normalmente é recepcionado em sacos de 50Kg mas nas receitas a unidade de incorporação é ao Kg, assim colocaremos no documento recepção de fornecedor, a unidade = Saco e o fator de conversão = 50.
- Na guia Fornecedor: informamos qual ou quais os fornecedores do produto e os dados relativos há última compra. O sistema atualizará esta guia com os dados da última recepção de cada fornecedor.
- Na guia Resíduos: informamos qual o código LER gerado para o produto.
-Por exemplo para o produto farinha, o saco será um resíduo.
Etapa 4: esta parte do preenchimento da ficha do produto permite configurar as etiquetas que vão acompanhar o produto nas diversas línguas parametrizadas anteriormente, inserir o responsável ou responsáveis pela manutenção/higienização do produto, definir os incentivos, a tabela de preço para o produto e também definir as transformações(se existirem) no pós venda.
Portanto, na ficha de produtos é o local onde se introduz toda a informação relativa a matérias-primas, produtos de venda, veículos e equipamento.
Embalagens
Este tela tem como objetivo criar as embalagens que serão utilizadas pelos produtos, assim para cada tipo de embalagem criada nas parametrizações vamos definir os diferentes subtipos de embalagens bem como os produtos que as conterão e o modo de agrupamento que cada produto terá nessa embalagem.
Mapas
Os mapas parametrizados no módulo de produtos são os seguintes:
- Conformidade de fornecedores;
- Conformidade de fornecedores de serviço;
- Existências por produtos;
- Quadro resumo de produção;
- Produtos por armazém;
- Valorização de estoques (preço médio, último preço de compra/venda/produção);
- Preços médio de Venda/Compra;
- Preços médios por Grupo/Família/Sub-família;
- Valorização por Grupo/Família/Sub-família (preço médio);
- Tabela de preços;
- Contabilização de produtos;
- Ordem de produção;
- Produtos por fornecedor.
Etiquetas
Nessa tela temos a possibilidade de imprimir etiquetas para um determinado produto, mediante configuração que só poderá ser executada por um consultor da Assec.
Entidades
Clientes
Etapa 1: permite filtrar os nossos clientes mediante a utilização de parâmetros (atividade, zona, classe), bem como executar uma localização mais rápida de um cliente.
Etapa 2: tela que permite executar diversas operações, como por exemplo a criação de um cliente(Novo), consultar as contas correntes(Detalhe), visualizar o conta corrente dos clientes(Conta corrente), visualizar os incentivos de um determinado cliente(Incentivos), consultar as tabelas de preços(Tabela de Preços), visualizar as encomendas planejadas(Encomendas Planeadas) e a emissão de um documento.
- Etapa 2.1 - Novo Cliente: na tela de clientes permite indicar, além das informações básicas como: nome, RG/CPF, endereço e etc., é possível informar contatos, endereços para faturamento e entregas, formas de pagamento, vendedor padrão, conta do POC, contas bancárias, valor máximo de crédito, classes, horário de carga e descarga entre outros.
No faturamento deve existir o devido cuidado no preenchimento das configurações dos POS e se pretendemos faturamento eletrônico. ÿ possível enviar um e-mail bem como a consulta das respectivas contas correntes.
- Etapa 2.2 - Detalhe: neste permite visualizar detalhes do cadastro de um cliente.
- Etapa 2.3 - Conta Corrente: nessa tela pode-se visualizar todos os documentos associados a um determinado cliente(facturas, recibos, notas de crédito/débito). Permite também visualizar os movimentos de um cliente e emitir carta aviso no caso de um não pagamento.
- Na guia Pendentes: encontram-se os documentos que foram emitidos recibos, portanto documentos que ainda faltam liquidar.
Por exemplo, se um cliente tem uma nota de crédito e uma fatura a ser cobrada, ao seleccionar os dois documentos o recibo a ser emitido será a soma dos dois documentos.
- Na guia Recibo: são apresentados os recibos emitidos e permite visualizar quais os documentos vinculados a ele. Esses documentos poderão estar agrupados, tanto por recibos como por faturas.
- Etapa 2.4 - Incentivos/Tabelas de Preço/Encomendas Planeadas/Emitir Documento: todas esas opções serão descritas nessa documentação.
- Etapa 2.5 ? Imprimir: temos aqui a possibilidade de imprimir uma listagem de todos os nossos clientes.
Fornecedores
Na tela de fornecedores pode-se indicar além da informação básica nesse tipo de registro como: nome, CNPJ/IE/IM, endereço e etc. pode-se cadastrar informações relativas aos contatos, valor máximo de crédito permitido, classes, conta do POC e etc. Telas onde se configuram o plafond de um fornecedor, conta POC associada, se tem faturamento electrônica, entre outras informações na ficha do fornecedor.
Também é possível definir formulários/inquéritos para envio ao fornecedor, bem como efetuar a realização de avaliação de desempenho a cada fornecedor, segundo critérios parametrizados previamente e a consulta das respectivas contas correntes.
Colaboradores
Na tela de colaboradores permite a realização de um registro completo dos mesmos. A informação registrada vai desde o nome, RG/CPF, endereços, até ao registro do custo hora (variável integrante do cálculo de apuramento do custeio), funções, habilitações, registro de ocorrências (formações, férias, atrasos, entre outros).
Etapa 1: Nessa tela preenche-se os dados completos do colaborador podendo até agregar o currículo vitae em modo digital. Define-se o perfil do nosso colaborador Vendedor/Distribuidor bem como o seu identificador para codificação e leitura no código de barras.
Etapa 2: Nessa tela temos a possibilidade de completar o registro do nosso colaborador, colocando aqui desde as ocorrências, as funções, o seu vencimento e os acessos que ele vai ter no Sim!Touch (POS de venda).
Incentivos
Este tela permite a configuração dos diversos tipos de incentivos (Descontos, Bónus, Promoções, Comissões, Rappel, entre outros) a respectiva associação a clientes, fornecedores ou colaboradores.
Para cada incentivo podemos ainda associar quais os documentos associados, qual a periodicidade e se o apuramento vai ser em linha ou financeiro. Qual ou quais os produtos/subfamilias/familias/grupo que irão associar a este incentivo, bem como para qual ou quais entidades vão ter este incentivo.
Tabela de Preços
Essa tela tem como objetivo a atualização dos Preços dos Produtos. Esta operação é feita periodicamente e poderá ser feita nas Tabelas de Preços pretendidas.
Etapa 1: aqui registramos a designação da nossa tabela de preços e qual a tabela base que pretendemos importar. A tabela base funciona como tabela de referência para o preço dos produtos. Assim sempre que atualizarmos o preço de um produto a partir da ficha de produto ele vai ser respectivo nesta tabela sendo necessário somente atualizar o preço nesta tabela os novos preços para os clientes.
Etapa 2: temos a parte dos filtros onde é possível listar os Produtos por Grupo, Família e SubFamília e também pelo seu código. Um Grupo é composto por várias Famílias e uma Família é composta por várias SubFamílias.
Etapa 3 - Na guia Produto: o usuário define o novo valor do produto e/ou atribui um desconto ao produto.
Na guia Entidades: define-se qual entidade que está sujeita a esta tabela.
Crítérios e Avaliação
Nessa tela pode-se construir as avaliações de fornecedores. Esta avaliação resulta da verificação de determinados critérios, sendo também estes totalmente parametrizáveis pelo usuário.
Avaliação
Permite visualizar as avaliações de fornecedores.
Horários
Permite o registro dos períodos de trabalho da empresa.
Calendários:
Permite registrar a produção.
Rotas de Expedição
Tela que consiste no agrupamento por rota os diversos clientes e respectivas ordens de visita de entrega de produtos, bem como o endereço de entrega dos produtos encomendados. ÿ necessário também parametrizar qual o colaborador/caminhão e qual o depósito de picking/expedição.
Os relatórios contidos no módulo de expedição são os seguintes:
- Documentos de faturação por rota, que consiste na compilação de todos os documentos a serem
entregues aos cliente, sendo a sua ordem de impressão inversa à ordem de visita da rota;
- Relação de embalagens para cada cliente da rota;
- Relação de Lotes para cada cliente da rota.
Rotas de Faturamento
Consiste no agrupamento por rota dos diversos clientes e respectivas ordens de visita para o faturamento. O funcionamento é idêntico ao das rotas de expedição, embora aqui se pretenda criar uma rota de faturamento, onde o alvo é o cliente a ser faturado e o endereço de faturamento.
Planejamento
Encomendas
Etapa 1: nessa tela é apresentada as encomendas filtradas a partir do dia, do vendedor, do cliente, bem como as encomendas planejadas.
Etapa 2: é disponibilizada diversas operações como: criar, visualizar, processar, alertar e marcar um contato de uma encomenda.
Etapa 2.1 ? Criar uma encomenda: essa tela permite a definição completa de uma encomendas de um cliente. As informações vão desde a indicação do cliente, vendedor, modalidade de pagamento, até endereço de faturamento, passando pela discriminação das quantidades de cada produto encomendado.
As encomendas podem ter um modo de planejamento associado, que visa a indicação da periodicidade da mesma. A periodicidade pode variar entre Diária, Semanal (com indicação dos dias da semana, Mensal (com indicação dos dias do mês). No caso de periodicidade não corresponder a nenhum dos outros o usuário tem ao seu dispor um mecanismo de marcação personalizado que consiste num calendário dos dias da encomenda. Em resumo, é aqui onde se criam as encomendas de um cliente, podendo ser encomendas planejadas(requerendo para isso preencher o separador de planejamento) ou encomendas esporádicas.
Dias de Encomendas
Pode-se visualizar a relação existente entre clientes e os dias da semana a que eles têm encomendas, isto é, permite visualizar os dias típicos de encomendas de cada cliente. Este mecanismo é complementar ao planejamento de encomendas. Podemos também alterar esses dias de planejamento. Ao se definirem dias típicos de encomendas para cada cliente o sistema emitirá alertas sempre que o cliente não efetue a respectiva encomenda.
Alertas Encomendas
Verifica-se as encomendas planejadas(agendadas) e podemos filtrá-las através de diversos parâmetros. Podemos também emitir/processar/consultar as encomendas e criar os contatos(alteração pontual de uma encomenda planejada).
Emitir Encomenda: Esta operação vai permitir transformar uma encomenda planejada em uma encomenda pronta a ser processada. Em suma, permite nos confirmar as encomendas planeadas para serem processadas.
Alteração pontual de uma encomenda (contatos): Pode-se modificar uma encomenda através da criação de um contato, este método é usado quando existe a necessidade de alterar pontualmente uma encomenda(esta alteração é válida até ao fim da data de validade colocado nessa tela). Para efetuar essa alteração é necessário identificar o cliente, qual o número da encomenda, a validade desta alteração e qual a quantidade/produto que pretendemos modificar.
Consultar encomenda: permite visualizar a encomenda, isto é, mostra o detalhes de uma encomenda.
Consultar contato: aqui podemos consultar os contactos efectuados pelos clientes.
Processamento encomendas: este item será abordado no ponto seguinte.
Processamento
Processa-se as encomendas para os documentos de faturamento (faturas, guias de remessa, etc.) podemos escolher qual encomenda será processada pretendemos agrupa-las e dar origem a um único documento de faturamento. Pode-se também visualizar os detalhes de uma encomenda.
Netting
A tela Netting(planejamento para a produção), permite a parametrização da produção para estoque de uma forma fácil e intuitiva, para isso basta o usuário indicar os produtos e respectiva quantidade de produção, conjuntamente com o planejamento pretendido. O planejamento pode variar entre Diário, Semanal, Mensal ou Personalizado.
Offsetting
O Offsetting não é a transposição para produção do Netting configurado. O Sim!Pan indica diversas sugestões de produção tendo como base de partida o Netting, as quantidades encomendadas por cada clientes e os níveis de estoque máximo e mínimo (ou segurança e rotura). Permite o cálculo das necessidades de matérias-primas, através do apuramento dos valores associados a cada um dos seguintes critérios:
- Encomendas planejadas
- Encomendas confirmadas
- Netting
- Offsetting
A fórmula de cálculo permite a indicação de critérios que contemplam o respectivo ?sinal?. Ou seja, podemos efetuar o levantamento de necessidades para todas as encomendas planejadas e para as necessidades do Netting, ou por exemplo, para as necessidades das encomendas planejadas exceto as necessidades das encomendas confirmadas.
Mapas
Os mapas parametrizados no módulo de planejamento à produção são os seguintes:
- Resumo de encomendas diário;
- Encomendas por vendedor, cliente, produto e data de entrega;
- Custos de produção, tendo como base os valores de preço custo definidos na receita;
- Análise de desvios entre produção planeada e produção realizada;
- Registo de quebras de produto acabado, matérias-primas etc.
Produção
Receitas
A parametrização de receitas é uma operação importante e requer uma atenção as explicações com devido acompanhamento para que sejam parametrizados de forma consistente e de acordo com o fluxo de trabalho da empresa. Primeiramente, todo conjunto de dados devem estar definidos no Sim!Pan como: matérias-primas, tipos de receitas e de ordens de produção.
Mesmo antes da definição de uma receita é importante que se parametrize todos os produtos passíveis de serem incorporados nas receitas. Na ficha de uma matéria-prima, deve ser preenchida o maior número de informação possível. A unidade de estoque do produto deve ser sempre a unidade em que este produto é incorporado numa receita.
Por exemplo, a farinha que é recepcionada e armazenada (muitas vezes em sacos), deve ter como unidade, não o saco mas sim o Kg. Se pretender, contudo, efetuar recepções para saco, poderá definir essa possibilidade no separador ?Documentos? da parte inferior da ficha do produto, selecionando o documento ?Recepção de fornecedor? e alterando a unidade de recepção e o respectivo fator. O fator deve ser multiplicado por uma unidade geral do produto, que seja igual à quantidade de uma unidade de recepção.
Exemplo:
- Matéria prima: Farinha Trigo T80
- Unidade de stock:KG
- Unidade de recepção: SACO; Factor: 50
- Significa que 1SACO = 50KG.
Depois de definidas as parametrizações base, podemos então começar a definir as receitas para os produtos. Muitos produtos partilham entre si a mesma origem. Por exemplo, é comum, tanto em padaria como em pastelaria, que uma mesma massa dê origem a mais de um produto. Assim sendo, para evitar que o usuário tenha de introduzir em mais de um produto uma mesma base de ingredientes (o que torna o processo de parametrização mais demorado e suscetível a erros), o Sim!Pan permite definir o conceito de ?sub-receitas?.
Exemplo:
O PRODUTO A e o PRODUTO B partilham uma mesma base de ingredientes à qual vamos chamar de
MASSA1. Para otimizar esta situação e eliminar possíveis erros podemos criar uma receita de MASSA1 antes de criar as receitas de ambos os produtos. Para isso temos antes de criar o produto MASSA1. Depois disso, as referidas receitas seriam:
Sendo que a receita de MASSA1 estará disponível para ser incorporada em qualquer produto que dela necessite. Vamos exemplificar uma receita para o produto Maminhas utilizando este conceito alertando para os principais princípios a seguir na definição de uma receita.
Princípio 1: A quantidade de uma receita deve ser direccionada à quantidade mais baixa possível de ser produzida na fábrica. Exemplo, se o gestor de produção da fábrica definir que nunca se farão menos de 10Kg da MASSA1, então a receita deve estar definida precisamente para esse caso.
Princípio 2: o número de agrupamentos de massas, se seleccionado, deve ser tal que o seu valor multipl icado pela quantidade da receita seja igual à quantidade máxima da receita. Exemplificando, se o gestor de produção da fábrica definir que a MASSA1 nunca deverá exceder os 80Kg então o número de agrupamentos será 8 (receita de MASSA1 = 10Kg).
Princípio 3: o fator da receita (Variável ou Múltiplos) indica se a quantidade de uma ordem de produção desta receita deve ser múltiplo, ou não, da quantidade da receita base.
Por exemplo, chegou uma ordem de produção de 500 unidades de produto que equivale à preparação de 25Kg de MASSA1. Se a opção selecionada foi a ?Variável? então na produção vai aparecer uma necessidade de 25Kg de MASSA1, caso a opção selecionada foi ?Múltiplos?, então na produção vai aparecer uma necessidade de 30Kg (receita de MASSA1 = 10 Kg).
Receita do produto Maminhas que por sua vez faz referência a produtos que também têm receita: Massa Brioche e Creme Pasteleiro.
Campos do formulário a preencher:
- Ativa: indica se a receita se encontra ativa ou não. Para um mesmo produto poderá ter mais do que uma receita em que apenas uma delas se encontra ativada.
- 'Receita: código de receita.
- Designação: designação da receita.
- Tipo Receita: categoriza a receita apenas para facilitar pesquisas.
- 'Tipo O. Produção: indica o tipo de ordem de produção. Se ?Pastelaria? então esta receita cairá no POS de pastelaria, se ?Padaria? então a receita irá aparecer nos POS?s se padaria, e assim sucessivamente.
- Unidade: unidade do produto final desta receita.
- Divisão: aplicado quando a receita vem de uma divisão de produto
- Receita/Quantidade: número de unidades do produto resultante para a quantidade da receita definida.
- 'Receita/Peso Unitário: gramagem de uma unidade de produto final.
Por exemplo: Massa com peso de receita de 20Kg ----> Peso Unitário de receita de 20000Gr
- Divisão/Quantidade: número de unidades resultante de uma divisão para este produto.
- Divisão/Peso Unitário: peso total de uma divisão.
Por exemplo: Prod.final de receita para 30 unidades ---> Peso Unitário de receita de 56,6 Gr Prod.final com peso de divisão de 30 unidades ---> Prod.final com peso unitário de divisão de 1,7Kg (30 unidades x 56,6 Gr)
Factor Receita: o fator da receita (Variável ou Múltiplos) indica se a quantidade de uma
ordem de produção desta receita deve ser múltiplo, ou não, da quantidade da receita base.
Pesagem: indica o número máximo de receitas base a agrupar numa única ordem de produção desta receita.
Identificador: indica o tipo de identificação a efetuar no kanban.
Exemplo de uma massa:
Exemplo de um produto de pastelaria:
Exemplo de um creme de pastelaria:
Exemplo de uma torta ? produto final:
Exemplo de um batido de torta:
O formulário de caracterização das receitas, consiste no agrupamento de massas e ingredientes previamente definidos. Cada receita tem associado o fluxograma de produção, que consiste na sequenciação de operações, com a indicação dos parâmetros de controle em cada uma (temperatura, umidade, etc.), colaboradores afetos, equipamentos afetos. A parametrização de cada operação e consequentemente do fluxograma vai permitir o apuramento dos custo de produção de cada receita.
Packing List
Tela que permite o controle de saída de armazém e respectivo carregamento.
As packing lists estão orientadas às diversas rotas de expedição. A execução da packing list passa pelo registo da atribuição de lotes de produto acabado (em caixa ou palete) juntamente com as quantidades encomendas por cada cliente.
Tarefas: Temos a oportunidade de agendar e designar as tarefas a executar no processo produtivo, bem como quais os itens a utilizar e a quem é que está a cargo essa tarefa e a sua verificação.
Resíduos
Operações: Pode-se inserir as operações realizadas atendendo aos resíduos.
Impressos AB: Permite a emissão dos impressos modelo A e modelo B.
Análise de recolhas
Aplica-se há ao Sim!Alimentaria.
Análise de lotes
Essa tela permite uma análise fácil e intuitiva relativamente aos lotes das diversas categorias de produtos. Permite efetuar uma análise tanto ao período de armazenamento como ao período de validade de cada lote. ÿ possível apurar o estoque total de cada lote, bem como as quantidades de um mesmo lote distribuídas por diversas localizações. ÿ também possível visualizar o workflow (fluxo de processo) de cada lote.
===Rastreabilidade=== A partir dessa tela conseguimos obter toda a informação relativa de um lote até ao produto final(rastreabilidade). Podemos pesquisar a partir do documento do cliente, do lote do fornecedor/interno/cliente/mercadoria.
Parametrização
Armazéns
Permite parametrizar os diferentes Armazéns, através da atribuição de um Código e uma Designação. Definimos a localização do armazém, bem como as características que os definem. O N.º de Ordem permite definir a ordenação a apresentar nas Várias Listas de Valores que existem na Aplicação. Seleccionar o LIMPAR ID no armazém de expedição.
Produtos
Unidades: Permite atribuir as unidades usadas para os diferentes produtos.
Embalagens: Neste formulário definimos os tipos de Embalagens que vamos embalar os nossos produtos.
Grupos/Famílias/Sub-famílias: Serve para criar hierarquias e classificar os Produtos de uma forma mais correta.
Armazenamento / Embalamento / Rotulagem / Utilização: Todas as parametrizações aqui introduzidas vão estar disponíveis na ficha de produto, na seção de criação de etiqueta do produto.
Alertas de Validade: Permite definir vários níveis de validade para os Produtos existentes nos Armazéns, podendo ser associada a essa validade uma COR (pode-se escolher de uma paleta de cores), ajudando desta forma a um reconhecimento mais rápido do nível de validade.
Alertas de Armazenamento: Permite definir vários níveis de armazenagem para os Produtos existentes nos Armazéns, podendo ser associada a essa validade uma COR (pode-se escolher de uma paleta de cores aquela que se pretender), ajudando desta forma a um reconhecimento mais rápido do nível de validade.
Estatísticas: Parametriza a informação constante dos Mapas de Estatísticas a serem enviados para os Organismos Governamentais.
Entidades
Idiomas: Através da parametrização deste formulário podemos escolher os idiomas presentes na configuração das etiquetas para os nossos produtos.
Países: Lista os Países com os quais existem possibilidades de haver transacções comerciais. Facilita uma melhor caracterização de Clientes ou Fornecedores.
Zonas: Permite definir zonas de ação. Possibilita uma caracterização mais correta de Clientes, vendedores e Distribuidores, permitindo criar Rotas de Expedição por áreas.
Atividades: Define o Setor de Atividade dos Clientes.
Classes: Permite criar diferenciações entre os variados clientes e fornecedores.
Cargos: Permite parametrizar os diversos cargos dos colaboradores na empresa.
Departamentos: Permite caracterizar os departamentos existentes na empresa.
Ocorrências: Lista os vários tipos de ocorrências que podem suceder, esta parametrização é utilizada na ficha dos colaboradores da empresa.
Funções: Lista as várias funções existentes.
Categorias: Define categorias de modo a melhor definir os diferentes colaboradores.
Habilitações: Permite caracterizar de melhor forma os colaboradores, com base nas habilitações próprias de cada um.
Faltas: Define os diferentes tipos de faltas.
Tipos Dias: Parametriza os dias existentes no ano. Podendo-se, desta forma, calendarizar as actividades da empresa com base na mão de obra disponível nas diferentes alturas do ano.
Avaliações:
- Tipos: Neste formulário parametrizamos os tipos de entidades.
- Critérios: Permite parametrizar os critérios a usar nas avaliações das entidades.
Produção
Encomendas: Neste formulário podemos parametrizar as encomendas.
Receitas: Os tipos de receitas produzidas na empresa, serão parametrizadas neste formulário.
Unidades: A inserção/modificação de unidades para serem usadas na produção.
Tarefas
Tela composta pelas opções:
- Tipos
- Grupos de Análise
- Operações
- Taxas Cargas
FrontOffice
Espaços
Este formulário permite criar espaços diferentes dentro do mesmo estabelecimento(por exemplo: esplanada, cafetaria, gelataria, balcão, etc.). A vantagem da criação de espaços é que permite à empresa associar uma tabela de preços, uma fotografia e um teclado diferente a cada um desses espaços. (A parametrização deste formulário deve ser com a ajuda de um técnico da Assec SIM).
Teclados
Neste formulário é onde se parametriza toda a informação respeitante ao teclado usado no POS de Venda. Depois de definir qual a matriz do teclado, isto é, qual a quantidade de botões que se deseja no Sim!Touch de Venda no espaço destinado aos produtos de venda(Linhas x Colunas). O utilizador têm que introduzir quais os grupos e os produtos que pretende disponibilizar no teclado de venda.
Estabelecimentos
Neste formulário é onde se define quais são os POS que têm acesso ao Sim!Touch e quais as impressoras que vão poder imprimir. (A parametrização deste formulário deve ser com a ajuda de um técnico da Assec SIM).
Ocorrências Diversas
Os formulários seguintes servem para parametrizar diversas mensagens que se podem seleccionar no Sim!Touch.
Comentários Produtos
Os comentários aqui introduzidos serão utilizados no POS Sim!Touch, sendo aqui os comentários referenciados nos produtos.
Mensagens Documentos
Os comentários aqui introduzidos serão utilizados no POS Sim!Touch, sendo aqui os comentários referenciados nos documentos.
Motivos
Define vários tipos de ocorrências, com interferência directa na normal laboração da empresa e disponíveis no POS Sim!Touch.
Teclas de Atalhos
No layout principal estão situadas teclas de atalho para as acções que o utilizador mais frequentemente usa na aplicação, bem como para os todos os alertas. Está também presente a data de processamento que determina a data a utilizar para todos os processos (pode-se avançar ou recuar na data para determinar/verificar os dados relativos ao dia escolhido).