Devoluções no Commerce Web

De TotaliWiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tag-icone-mini.png Totall Commerce Web‏‎Funcionalidades
Referenciado por: Devoluções | Devoluções - Totall POS | Documento de Liberação da Versão 5.2J Commerce | Fluxo do Pedido de Vendas: do E-Commerce Externo até Separação e Vendas | Regime Especial Fatura e Remessa | Teste4 | Totall Commerce Web | Totall Middleware | 

Apresentação

Esse artigo trata-se da função de devolução de documentos emitidos, conceito usado pelo Totall Commerce que designa emissão de NF-e de Venda, Simples Fatura, Remessa, CF e CF-e. Nessa seção trataremos sobre as devoluções de vendas. A devolução tem por objetivo anular todos os efeitos de uma operação anteriormente praticada, inclusive os contábeis e tributários. Deste modo, na devolução, o destinatário (cliente) recebe a mercadoria e/ou produto e posteriormente a devolve ao remetente (fornecedor ou vendedor), por motivos variados.

Configurações

Commerce Web Comunicando com o Totall Middleware

Totall Middleware é um programa de computador que faz a mediação entre CheckOut, CheckoutNF, Commerce Web e demais aplicações do SEFAZ. É utilizado para transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional. O objetivo do middleware/mediador é facilitar o desenvolvimento de aplicações e a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada.


Middleware-geral-3.png
Veja o artigo Configurações para configurar os caminhos para comunicação com o Totall Middleware.



DevWeb21.jpg
No Commerce Web em Configurações informe o caminho de onde está instalado o Totall Middleware. Informe o IP da máquina e a porta lógica.

Numeração das Nota de Devolução

Acesse o configurador do Totall Middleware em C:\TotallMiddleware\WSMiddleware.exe Na guia Configurações por Empresa, selecione a filial e clique em Editar. Na guia 2-Geral informe o diretório onde está o arquivo NUMNOT.dbf para gravação da numeração das notas.

DevWeb22.jpg

Como Funciona o NUMNOT.dbf
1. O CheckOut abre a tabela de modo compartilhado, para que todos os CheckOuts possam acessar a tabela ao mesmo tempo.
2. Existe uma função que retorna o próximo número da venda. Essa função precisa da série, da filial, e da quantidade de numnots requisitados.
3. Na função pesquisa se existe registro no numnot para essa série e essa filial.
4. Executado soma na tabela numnot a quantidade passada por parâmetro e determina o próximo numnot.
NUMNOT para Fatura e Remessa
1. Fatura e remessa tem um processo de buscar sempre 2 números, para ser sequencial.
2. Na fatura pesquisa-se 2 números e já soma + 2 no numnot.dbf.


Impressão DANFE

Acesse o configurador do Totall Middleware em C:\TotallMiddleware\WSMiddleware.exe Na guia Configurações por Empresa, selecione a filial e clique em Editar. Na guia 5-Impressão preencha as informações para impressão da DANFE de Devolução.

DevWeb6.jpg


Configurando o EmiteNF-e

Integrado ao CheckOut, CheckOutNF e Commerce Web, o EmiteNF-e executa e gerencia todo o processo com as Secretarias de Fazenda, desde a importação das notas fiscais geradas nos nossos sistemas, até a impressão do DANFE.

O Totall Commerce Web gera as NF-es de devolução no formato XML. Para que o EmiteNF-e consiga ler e processar esse formato de arquivo deve-se ativar a integração via XML no próprio aplicativo, acessando o menu Configuração >>> Integração, conforme imagem a seguir:

DevWeb16.jpg


Deve-se então informar os diretórios de entrada e saída dos arquivos (que podem ser os mesmos da integração via arquivo texto).

DevWeb17.jpg


Caso queira que o DANFE seja impresso automaticamente, deve-se marcar o checkbox "Imprimir DANFE automaticamente"

DevWeb18.jpg


Finalizadas as configurações, clique em Salvar.

ATENÇÃO: por orientação da empresa desenvolvedora do EmiteNF-e, toda vez que é clicado no botão Salvar da integração via XML, deve-se acessar a integração via arquivo texto e também clicar no botão Salvar, mesmo que nada tenha sido modificado

DevWeb19.jpg


Além dessas configurações no EmiteNF-e, para que a integração via XML funcione em paralelo com a integração via arquivo texto, deve-se aplicar um script na base do próprio EmiteNF-e. Para isso, acesse a base do EmiteNF-e utilizando algum gerenciador de banco de dados do Microsoft SQL Server, como o SQL Server Management, e aplique o script a seguir:

INSERT INTO parametros(nm_parametro,ds_parametro,vl_parametro)
VALUES('nm_moduloNFe001', 'Módulo ativo para importação de NFes.', 'DFE: XML#1.1')

Se o script foi aplicado com sucesso devem haver dois registros de parâmetros de integração na tabela do EmiteNF-e:

DevWeb20.jpg


Permissões

No Totall Backoffice em Principal >>> Usuários >>> Cadastro selecione o usuário que terá as permissões para executar as devoluções na Web. Informe as permissões:

  • 407 - Acessar Tela de Devoluções de NF-e no Commerce Web
  • 408 - Devolver Notas Emitidas em Outras Filiais


Série Padrão para Devolução

No Totall Config em Principal >>> Outros >>> Filiais >>> Identificação deve-se informar uma Série Padrão para Devolução.

DevWeb1.jpg


Conta Corrente Padrão para Devolução

No Totall Config em Principal >>> Outros >>> Ambiente >>> Principal deve-se informar um Conta Corrente Padrão. Essa configuração é a mesma utilizada para as devoluções efetuadas no CheckOut e CheckOutNF.

DevWeb4.jpg


Recebe Parcelas Automaticamente

No Totall Config em Principal >>> Outros >>> Ambiente >>> NF Emitidas >>> Principal a opção Recebe parcela automaticamente quando habilitada, abate o valor da devolução das parcelas em aberto.

DevWeb3.jpg

Filial para Entrega em Regime Especial

No Totall Config em Principal >>> Outros >>> Filiais >>> Tipo de Entrega a opção Filial para Entrega em Regime Especial quando habilitada permite que registrar um DAV no Totall Order na filial 001 e que tenham reserva na filial 002, permite a emissão da Simples Remessa pela filial 002. Mais detalhes veja o artigo Regime Especial Fatura e Remessa.

DevWeb2.jpg


Acessando o Commerce Web

Para conectar o Totall Commerce Web, o supervisor/administrador deve acessar através do browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, etc.). Para isso informe o endereço onde está instalado o Commerce Web e use o mesmo usuário e senha utilizados no Totall Commerce.

Para mais detalhes veja o artigo Totall Commerce Web.


Devolução Total na Web

No Commerce Web faça o login e acesse a tela de devolução em Menu >>> Vendas >>> Devolução. Informe os dados do documento emitido e clique em Pesquisar. Informe o Motivo e lembre-se que o Conta Corrente apresentará como padrão o CC informado no Config, conforme citado na seção Conta Corrente Padrão para Devolução desse artigo.

O Commerce Web apresentará os avisos de:
* Campos obrigatórios.
* Nenhuma venda encontrada com os dados informados.
* Informe o motivo da devolução.
* Nenhum item foi marcado.

DevWeb7.jpg


Resultado da Devolução

Ao Confirmar a devolução acompanhe o resultado da devolução:

  • Retorno: apresenta o resultado principal.
  • Gravação na Guarda: refere-se a gravação da reserva da numeração da nota de devolução.
  • Gravação no Commerce: refere-se a gravação da nota no banco do Commerce.
  • Validação do XML: validação do xml pelo Middleware antes do envio ao SEFAZ.
  • Gravaçao do XML: gravação na guarda e envio ao SEFAZ.


DevWeb8.jpg


Pesquisa por Cliente

O Documento Emitido pode ser pesquisado por cliente. Clique no botão ao lado do campo Número. DevWeb9.jpg


Informe o código do cliente ou clique no botão indicado na imagem para acessar a pesquisa de clientes.

Na pesquisa pode-se considerar somente as Notas Eletrônicas e na grade de registros pode-se ordenar de forma crescente e decrescente.

DevWeb10.jpg


Verificar o Estoque

O estoque pode ser avaliado no Totall Backoffice em Principal >> Produtos >> Saldo de Estoque.

DevWeb11.jpg


Analisar o Conta Corrente

As devoluções serão creditadas no conta corrente do cliente. A consulta do saldo do conta corrente pode ser feita no Totall Backoffice em Principal >>> Parceiros >>> Resumo de Débitos na guia Total da Dívida. Nessa guia é apresentado o valor da dívida e os valores negativos são os abatimentos dessa dívida. Portanto, em Não Faturados serão apresentados os valores creditados para o cliente em virtude das devoluções na Web.

Lembre-se:
Para creditar o valor integral e manter as parcelas a opção Recebe parcelas automaticamente deve estar desabilitada.
Veja mais detalhes na seção Configurações em Recebe Parcelas Automaticamente deste artigo.

DevWeb12.jpg


Verificar o DANFE

A definição da impressora é feita no Totall Middleware, conforme citado na seção Impressão DANFE deste artigo.

DevWeb13.jpg


Consultar o Documento Emitido

No Totall Backoffice em Principal >> Vendas >> Manutenção ao consultar um documento emitido devolvido, o aviso Devolvida Integralmente ou Devolvida Parcialmente será informado na tela.

DevWeb15.jpg


Devolução Parcial na Web

Pode-se devolver itens e/ou quantidades parcialmente. A opção Marcar/Desmarcar Tudo facilita ao informar uma venda com muitos itens. Informe também a quantidade a ser devolvida e dê continuidade no processo de devolução.

DevWeb14.jpg

Importante:
O Estoque e Conta Corrente contabilizarão as quantidade e valores parciais devolvidos.


Devolução de Vendas Vinculadas

A Venda de Entrega Futura é a operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data e período estabelecidos na transação comercial acordada entre vendedor e comprador. A empresa deverá emitir uma Nota Fiscal no momento do faturamento com a Natureza da operação: Simples faturamento de Venda para Entrega Futura (Simples Fatura). No momento da entrega da mercadoria é emitida uma Nota Fiscal com a Natureza da operação: Venda - Entrega Futura. Esse é o vínculo!


Devolução Total de Notas Vinculadas


DevWeb23.jpg
Processo de faturamento da Simples Fatura e Venda - Entrega Futura.



DevWeb25.jpg
Devolução da Simples Fatura com nota de Venda - Entrega Futura vinculada. Ao informar Sim a nota vinculada também será devolvida. O inverso também pode ocorrer, ou seja, a devolução de uma Simples Remessa.



DevWeb26.jpg
Devolução Vinculada. As 2 notas são devolvidas.


Devolução Parcial de Notas Vinculadas


DevWeb27.jpg
O processo de devolução parcial de uma nota vinculada é o mesmo, porém, a particularidade é quanto a devolução vinculada, veja no exemplo.

Devolução de Nota de Outra Filial


DevWeb24.jpg
Para efetivar uma devolução de uma nota que não seja a filial de origem, é necessária a permissão 407 citada na seção Configurações desse artigo. Outras configurações são consideradas para a devolução de uma nota emitida por outra filial, veja mais detalhes em Regime Especial Fatura e Remessa.