Esse artigo tem por objetivo apresentar a possibilidade de acompanhar o efeito obtido com aumento de preço dos produtos através da elasticidade nas vendas. A elasticidade do preço é um calculo feito pelo sistema para que o usuário possa identificar se existem mudanças de preços feitas nos produtos que surtiram efeito nas vendas.
Configurações
Algumas configurações são necessárias para que o cálculo se ajuste a necessidade da sua Loja. No Totall Config >>> Outros >>> Ambiente >>> Guia Produto >>> Formação de Preço de Venda no campo: Dias que Serão Considerados no Cálculo da Elasticidade do Preço informe uma das opções:
- Dias corridos (padrão: como o próprio nome já diz irá fazer o cálculo baseado nos dias corridos.
- Dias com a Loja Aberta e Estoque: fará o cálculo baseado nos dias em que a loja operou e houve venda.
Ainda nessa tela preencha o campo: Campo Dias para Variação do Preço (0 a 99): definirá de quantos dias será o intervalo avaliado em cada mudança de preço.
Para apenas visualizar a elasticidade de preços do produto calculados automaticamente, conforme configurações acima, acesse o Totall Backoffice >>> Produtos >>> Preço >>> Formação de Preço pelo Custo
Os valores da elasticidade serão interpretados da seguinte forma:
- Se maior que 1 então é Elástica. Se o preço foi aumentado, rever aumento de preço. Se o preço foi reduzido, manter redução. Ou seja, o número de vendas se modificou após a alteração do preço.
- Se igual a 1 então é Unitária. Mudança de preço sem efeito na quantidade, rever. Número de vendas ficou proporcional a mudança do preço. Ou seja, se aumentou vendeu menos, se diminuiu vendeu mais, mas apenas o proporcional a mudança do preço.
- Se menor que 1 então é Inelástica. Se o preço foi aumentado, manter aumento. Se o preço foi reduzido, voltar preço. Ou seja, mesmo aumentando o preço, vendeu mais.