Conceito
No Totall Backoffice é possível lançar os fretes para as compras registradas. Sempre que for informado o ICMS de entrada para um produto no registro da compra, o mesmo será utilizado para calcular o crédito de ICMS do frete no custo de aquisição da formação do preço de venda pelo custo. O crédito do ICMS de frete também depende deste lançamento. Para os casos onde a alíquota não for lançada no item da compra, o crédito de ICMS do frete não será computado, elevando um pouco o Custo de Aquisição.
Importante: O Frete é rateado proporcionalmente pelo total de itens das compras relacionadas, podendo ser rateado pelo valor ou peso.
Configuração
Totall Backoffice
Em Principal >> Parceiro >> Cadastro, deve ser cadastrado o parceiro com a classificação Transportadora.
Em Principal >> Produto >> Cadastro, cadastrar um serviço incluindo a alíquota de I.S.S. O valor de venda será simbólico, pois o valor do Frete irá ser informado no ato da venda.
Totall Checkout
Utilização de Nota Fiscal com Frete
Em Outros >> Configurar >> Geral, assinalar a opção Usar NF/CF com Frete e, também informar o código do serviço na opção Produto do Frete que foi cadastrado.
Existe agora a possibilidade de ter na nota fiscal as variáveis da transportadora. Foram criadas as colunas na tabela de VENDAS. Estas colunas podem ser usadas na configuração da série da seguinte maneira:
- vendas.FR_FOR = Código da transportadora. As demais colunas: endereço,... deve ser pegos do cadastro de fornecedores.
- vendas.FR_E_D = Frete por conta 1 -Emitente, 2 - Destinatário
- vendas.FR_CON = Número do conhecimento
- vendas.FR_VOL = Número de volumes
- vendas.FR_PLA = Placa
- vendas.FR_UFP = UF da placa
- vendas.FR_DAT = Data de saída
- vendas.FR_BRU = Peso Bruto
- vendas.FR_LIQ = Peso líquido
- vendas.FR_FRE = Valor do frete
- vendas.FR_SEG = Valor do seguro
- vendas.FR_MAR = Marca
No Totall Checkout inicie uma venda em Nota Fiscal, informe os itens e pressione F10 ou F12, logo após aparecerá à tela para colocar as informações do Frete, o qual deve-se colocar: Código da Transportadora, assinalar se o Frete será por conta do emitente e/ou destinatário. Caso for por emitente não abrirá a tela para colocar o valor do FRETE e o valor do SEGURO. Se for pelo Destinatário será o inverso.
Os procedimentos para utilização de Cupom Fiscal com frete são os mesmos utilizados acima e irá aparecer o valor informado para Frete+Seguro = Serviço cadastrado.
Cálculo do Custo de Frete
O calculo definitivamente:
Custo do Frete = vlrliq*(vlrmov*((COALESCE(IPIITE,0)/100)+1)/qtdmov)/totcom
Legenda, ou seja, como cada variável é calculada:
01 - vlrliq: valor líquido do frete
02 - vlrmov: valor movimentado para o item
03 - IPIITE: ipi do item
04 - qtdmov: quantidade movimentada do item
05 - totcom: soma dos valores totais das notas vinculadas ao frete