Modificado pela última vez em 28 de junho de 2021 às 17h31min

Cancelamentos - Totall POS

Revisão de 17h31min de 28 de junho de 2021 por Gabriel (discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Tag-icone-mini.png Totall PoS‏

Resumo

Este artigo apresenta os processos de cancelamentos ou estorno das transações no Totall PoS.
Quando uma transação não poder ser cancelada o registro fica com um ícone de alerta Alerta.jpg.
Ao selecionar o registro que não pode ser estornado ou cancelado, o sistema apresentará a mensagem:
Esta transação não pode ser cancelada ou estornada.
[MSG2622-A] (em "CancelaTransacao")

Cancelamento de CF e CF-e

Fique Atento à Legislação!

  • NF-e: está estabelecido que a NF-e não pode ser cancelada em prazo superior a 24 horas, contando-se do momento em que foi concedida a respectiva Autorização de Uso da NF-e, e desde que não tenha ocorrido a circulação da mercadoria ou a prestação do serviço.
  • NFC-e: será permitido o cancelamento de uma NFC-e já autorizada, e inclusive com DANFE-NFC-e impresso, dentro das regras legais de cancelamento (por exemplo, uma das exigências legais é que o cancelamento ocorra antes da ocorrência do fato gerador).

Importante: O prazo máximo para cancelamento de uma NFC-e é de até 30 minutos, após a concessão da autorização de uso. Passado este período deve ser feita uma nota de devolução da venda (NF-e), que hoje é feita automaticamente e pode ser desativada em: https://docs.eme4.inf.br/totali-pos-nao-realizar-devolucao-automatica/.

  • CF-e-SAT: ao cancelar um CF-e-SAT, será impresso para entrega ao consumidor um extrato que não tem validade fiscal, é meramente uma referência para que o consumidor possa consultar posteriormente o CF-e-SAT, com os dados completos, nos sistemas da SEFAZ.

Importante: O prazo de cancelamento será de 30min. Passado esse prazo deve-se emitir uma nota de entrada (NF-e) e não há necessidade de vínculo com o CF-e-SAT emitido.

  • CF-ECF: não é permitido o cancelamento de um CF emitido antes do último CF, será apresentado um aviso não possibilitando o cancelamento.

Considerações!

  • Se o sistema for fechado inesperadamente ao fazer o login retorna para a operação que estava sendo executada.
  • O cancelamento de uma venda emitida e paga por meio de cheque, o mesmo será permitido somente se o cheque estiver no caixa. Caso tenha sido feita a retirada, deve-se ser feita uma devolução do cheque no Totall Backoffice.
  • Quando a transação não pode ser cancelada, como por exemplo: Abertura de Caixa, o registro terá um ícone de alerta e na tentativa de cancelamento o sistema apresentará o alerta: Esta transação não pode ser cancelada ou estornada.

1.Selecione a venda que será cancelada.
2.Na tela de pesquisa você poderá filtrar somente por registros canceláveis, clique em F7 - Só canceláveis.
2.1.Ao selecionar uma venda com um cliente informado, será solicitado somente a justificativa.
2.2.Ao informar uma venda sem cliente informado, uma tela para informar os dados do cliente será solicitada. Caso não exista, será necessário efetuar o cadastramento do cliente anterior ao processo de cancelamento da NFCE.
CancCH4 1.jpg

3.Informe a justificativa do cancelamento e a permissão PER0030 será solicitada.
CancCH4 2.jpg - CancCH4 3.jpg

Cancelamento de Pendências

  • As vendas pendentes poderão ser canceladas desde que não tenha ocorrido o recebimento. Para isso execute os passos citados nesse artigo.
  • As vendas que estavam pendentes e foram recebidas, não poderão ser canceladas diretamente. Primeiro, deve-se cancelar o recebimento da pendência, permitindo cancelar ou devolver a venda.


Resultado do Cancelamento

  • Acompanhe o resultado das operações de cancelamentos no Totall Backoffice >>> Vendas >>> Manutenção para acessar as vendas canceladas.
  • Veja os débitos cancelados no Totall Backoffice >>> Parceiros >>> Resumo de Débitos.

CancCH4 4.jpg