TOTALL 2000 (v3.2a) REGISTROS DE COMPRAS e FRETES INFORMAÿÿES RELACIONADAS FORMAÿÿO DE PREÿO VENDA PELO CUSTO
1. O sistema permite que sejam registradas as compras efetuadas através de Notas Fiscais ou faça através de um pedido, acelerando o registro. Lembrando sempre de informar a conta para que a compra seja alimentada corretamente no plano financeiro. O ICM RETIDO somente é rateado sobre os produtos sujeitos se for lançado no registro de compras no campo "Subst. Tributária". Quando vem imbutido no preço unitário do produto, é considerado como preço de compra e não lançado a parte. O rateio do ICM RETIDO é sempre proporcional ao montante do item em relação ao total na NF. Para produtos onde a margem de lucro para o cálculo do ICM RETIDO varia, o operador do sistema deverá estar atento a esta questão e compensar manualmente na margem de lucro da venda quando estiver formando o preço do mesmo.
ATENÿÿO: Preenchendo o campo CFOP da Nota antes de informar os itens da compra, assim o sistema repete a CFOP para os itens informados, restando apenas para o usuário alterar as naturezas que sejam diferentes. Deve-se informar sempre a CFOP de entrada correspondente, nunca a que vem na Nota Fiscal. Nota importante : Quando a NF provém de um fornecedor de outro estado, e o produto naquele estado não é sujeito a substituição tributária, deve-se lançar a alíquota correspondente de ICMS da transação interestadual e deve-se também calcular e lançar o devido ICM RETIDO para que se compute corretamente o crédito de ICMS da operação interestadual, bem como, o rateio proporcional do ICM RETIDO no custo de aquisição do produto calculado na formação do preço da venda.
2. Na guia ITENS são informados os itens da compra. Vale ressaltar nesta janela os campos de IPI e ICMS. O valores dos campos mencionados acima o sistema traz do cadastro de produto. Sempre que for informado o ICMS de entrada para um produto no registro da compra, o mesmo será computado como crédito de ICMS no custo de aquisição.
Nota: Ao alterar o valor das alíquotas de IPI ou ICMS no registro de compras, os valores do cadastro de produtos não são modificados, permanecendo os valores originais.
3. No item de menu Principal ? Compras ? Fretes o sistema exibe a janela ao lado. Nela é possível lançar os fretes para as compras registradas acima. Sempre que for informado o ICMS de entrada para um produto no registro da compra, o mesmo será utilizado para calcular o crédito de ICMS do frete no custo de aquisição da formação do preço de venda pelo custo. O crédito do ICMS de frete também depende deste lançamento. Para os casos onde a alíquota não for lançada no item da compra, o crédito de ICMS do frete não será computado, elevando um pouco o Custo de Aquisição.
Atenção: O FRETE é rateado proporcionalmente pelo total de itens das compras relacionadas ao FRETE.