Esse artigo tem por objetivo tratar sobre embalagem e fator de conversão dos produtos.
Fator de Conversão
O fator de conversão é o valor atribuído como conversor das unidades de medida dos produtos. O valor informado como fator de conversão, quando multiplicado pela unidade de medida, define a unidade de medida cadastrada para o produto.
Exemplo 1:
Suponhamos que um determinado fornecedor venda suas mercadorias em caixas (cx) e a unidade interna de uma empresa é em unidade (un). Cada caixa corresponderá a 24 unidades, conforme abaixo:
unidade fornecedor 1
Fator = -------------------- = ---- = 0,041666666
unidade interna 24
• Fator de conversão.......: 41666666 • Número de casas decimais.: 9
Exemplo 2:
Suponhamos que um determinado fornecedor venda suas mercadorias em milheiro (mi) e a unidade interna de uma empresa é peça (pc). Cada milheiro corresponderá a 1000 peças, então:
unidade fornecedor 1
Fator = -------------------- = ------ = 0,001
unidade interna 1000
• Fator de conversão.......: 1 • Número de casas decimais.: 3
Exemplo 3:
Suponhamos que um determinado fornecedor venda suas mercadorias em caixas (cx) e a unidade interna de uma empresa é peça (pc). Cada caixa corresponderá a 50 peças, então:
unidade fornecedor 1
Fator = -------------------- = ---- = 0,02
unidade interna 50
• Fator de conversão.......: 2 • Número de casas decimais.: 2
Exemplo 4:
Suponhamos que um determinado fornecedor venda suas mercadorias em quilo (kg) e a unidade interna de uma empresa é tonelada (tn). Cada tonelada equivale a 1000 kg, então:
unidade fornecedor 1000
Fator = -------------------- = --------- = 1000
unidade interna 1
• Fator de conversão.......: 1000 • Número de casas decimais.: 0
Exemplo 5: Suponhamos que um determinado fornecedor venda suas mercadorias em Tonelada (TN) e a unidade interna de uma empresa é quilo (KG). Cada tonelada equivale a 1000 kg, então:
unidade fornecedor 1
Fator = -------------------- = --------- = 0,001
unidade interna 1000
• Fator de conversão.............: 1 • Número de casas decimais.: 3
A ordem de compra sempre será cadastrada na unidade de medida da empresa e sua ficha de cotação será impressa na unidade de medida do fornecedor, sendo a negociação do melhor preço na unidade do fornecedor e não na unidade da empresa.
No cadastro do item deverá permanecer a unidade interna da empresa e no pedido de compra será impressa a unidade de medida e o preço do fornecedor.
No recebimento do material a quantidade do fornecedor será dividida pelo fator de conversão a fim de se obter a quantidade na unidade interna da empresa.
Cadastrar um Fator de Conversão:
Informar no Produto:
Unidade de Medida
A unidade de medida define a classificação unitária dos produtos a serem vendidos.
Exemplo: Posso cadastrar o produto com a unidade de medida CX = Caixa, mas realizar a conversão por PC = Peças. Desta forma, deve-se informar Fator e Tipo de Conversão que, mediante unidades de medida informadas, converterá as unidades em uma única medida.
O tipo de conversão define a forma pela qual a unidades de medida são unificadas, ou seja, enquanto a unidade de medida do produto for diferente daquela selecionada para a venda.
Exemplo:
• Unidade de Medida do Fornecedor = (kg) 0,3 quilos; • Unidade de Medida da Empresa = (gr) 300 gramas; • Fator de Conversão = 1000.
Cadastrar uma Unidade de Medida
Informar no Produto
Embalagem
Depois de cadastrar o produto no sistema e de eleger uma unidade de medida para comercialização, pode-se informar ao sistema como se comportar caso a venda aconteça em unidades diferentes da unidade padrão. Ao optar pelo cadastro de embalagens o seu estoque pode ser apresentado em frações se a unidade da embalagem for proporcionalmente menor do que a unidade padrão do produto. Além desta maneira, é possível criar mais um cadastro do mesmo produto alterando apenas a sua unidade padrão, e assim possuir dois estoques diferentes.
Para cada cadastro de embalagem é preciso informar através do fator de conversão a quantidade para gerar a baixa no estoque do produto informado.
Unidades de embalagem – especifique uma unidade de embalagem para um item, um grupo de embalagens ou todos os itens. Para cada unidade de embalagem, defina os materiais de embalagem a serem incluídos, atribua pesos e, no campo Fator de unidade de embalagem, insira o fator de conversão da unidade de estoque.
Cadastrar uma Embalagem
Informar no Produto
Legislação
Suas disposições estão regulamentadas pelo Decreto 7.212/2010 (RIPI/2010). INDUSTRIALIZAÇÃO Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo, tal como: IV – a que importe em alterar a apresentação do produto, pela colocação da embalagem, ainda que em substituição da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte da mercadoria (acondicionamento ou reacondicionamento);
Não se considera industrialização: I – o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagem de apresentação:
Equiparam-se a estabelecimento industrial:
IV – os estabelecimentos comerciais de produtos cuja industrialização haja sido realizada por outro estabelecimento da mesma firma ou de terceiro, mediante a remessa, por eles efetuada, de matérias-primas, produtos intermediários, embalagens, recipientes, moldes, matrizes ou modelos;