Modificado pela última vez em 30 de outubro de 2008 às 13h36min

CNAB

Revisão de 13h36min de 30 de outubro de 2008 por Monica (discussão | contribs)

CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) é um padrão de cobrança eletrônica desenvolvido pelos bancos para permitir trocas de informações de cobrança sem o envolvimento de documentos reais, via troca de arquivos magnéticos. Este padrão permite que os bancos troquem informações entre si e seus clientes com maior eficiência.

A Totall.com decidiu trabalhar com layouts de arquivos do tipo 240 bytes, que são modelos mais novos e muito mais estruturados. Hoje em dia quase todos os bancos já tem seus sistemas rodando em cima destes arquivos. ÿ necessário seguir alguns passos para iniciar a utilização do CNAB no sistema Totall.

Disponibilizada na Versão 4.1B


Cadastrar tabelas para domínio dos processos do CNAB

Estes domínios serão necessários para utilizar nomeclaturas padrões para todos os bancos. Acesse o Totall Commerce Config para iniciar os processos.


Cadastrando Remessas (TD_REM)

Utilizando o Totall Config clique em Venda >> Cobrança Bancária >> Remessa conforme figura abaixo. Essas remessas são o tipo de informação que o sistema irá gerar. Exemplo: Inclusão de título ou uma alteração de data.

CNAB.JPG


Algumas remessas já estão cadastradas como padrão da Febraban, mas é necessário verificar a documentação do seu banco e verificar se não há diferença. Se houver necessidade, altere ou cadastre novas remessas. Lembrando que tudo que o banco utilizar você deve cadastrar no sistema.

Os registros abaixo são pré-configurados pelo Totall Commerce na tabela TD_REM:

CNAB2.JPG


Cadastrando Retornos (TD_RET)

Utilizando o Totall Config clique em Venda\Cobrança Bancária\Retornos.

CNAB3.JPG


Estes itens são o tipo de retorno que o sistema irá aceitar nos arquivos provenientes do seu banco. Assim como as remessas, devem ser cadastradas todos os tipos que o banco utiliza. Estes tipos também são encontrados nos layouts técnicos fornecidos pelo banco.

Os registros abaixo são pré-configurados pelo Totall Commerce na tabela TD_RET:

CNAB4.JPG


Verifique nos retornos o campo ?Nova situação ao Receber?, esta coluna indicará o que o sistema deve fazer quando chegar algum arquivo do banco com aquele retorno. Por exemplo, se o banco mantém o retorno ?Baixar Título?, o sistema deve após receber este arquivo, marcá-lo como Pago.


Cadastrando Carteiras (TD_CCB)

Utilizando o Totall Config clique em Venda >> Cobrança Bancária >> Carteira Cobrança Bancária.

CNAB5.JPG


Carteiras são tipos de título para que os bancos possam definir os meios de comunicação. ÿ necessário cadastrar a carteira que você utilizará. Um exemplo é a Carteira Registrada que envia um registro do título ao banco pelo software. Cada carteira possui uma sigla que aparece na impressão do título como uma definição se ela é própria ou terceira ou se deve enviar registro ao banco ou não.

CNAB6.JPG


Cadastrando Espécies (TD_ECB)

Utilizando o Totall Config clique em Venda >> Cobrança Bancária >> Espécie Cobrança Bancária. Espécies são os tipos de documentos que o banco irá cobrar, como uma Duplicata Mercantil e outros. Você deve cadastrar todas as espécies conforme o layout técnico do banco.

CNAB7.JPG


Os registros abaixo são pré-configurados pelo Totall Commerce na tabela TD_ECB:

CNAB8.JPG


Cadastrando Instruções (TD_INS)

Utilizando o Totall Config clique em Venda >> Cobrança Bancária >> Instruções. Instruções são mensagens aos clientes. Serão impressas no texto do título. Geralmente são usadas com mensagens de Natal ou Páscoa. Não é necessário cadastrar as mensagens de juros, descontos e protesto, isto o sistema fará automaticamente.

CNAB9.JPG


Identificar tipos de remessa

Agora precisamos indicar ao sistema as principais remessas a serem utilizadas. No Totall Config clique em Outros >> Ambiente >> CNAB. Deve-se informar todos os campos. Cada campo deverá conter, no mínimo, uma remessa condizente. ÿ necessário também preencher uma espécie padrão para ser utilizada na geração dos títulos.

CNAB10.JPG


Os registros abaixo são pré-configurados pelo Totall Commerce na tabela TT_CFG:

CNAB11.JPG


Incluir um Banco (TD_BCO)

No Totall Config clique em Venda >> Bancos. Inclua um novo item com o nome do banco, código do banco e o código da agência.

CNAB12.JPG


Incluir uma Conta Bancária (TT_CTB)

Entre em Menu Principal >> Tabelas >> Contas Bancárias e clique em Novo.

Informe o nome e os valores para a conta a ser criada. Importante: Não se pode alterar o número da conta ou agência após haverem lançamentos para este banco.

Informe um código de convênio com o Banco. Este código é utilizado somente por alguns bancos, e é obtido ao declarar o uso de cobrança bancária.

O número do próximo título deve ser informado por fora do sistema (TT_CTB.PRXTIT). Este número geralmente é repassado pelo banco e será o número do primeiro título.

CNAB13.JPG


Criar um portador para esta conta (TD_COB)

No Totall Config clique em Venda >> Cobrança. Inclua um novo registro, colocando o nome que desejar. ÿ necessário que você informe no campo Conta a Conta Bancária que você criou no item anterior.

Deve-se também marcar o ?Gera Títulos? para indicar que qualquer parcela que cair sobre este portador terá um título gerado. Informe a carteira padrão que você irá utilizar, geralmente só existe uma cadastrada.

CNAB14.JPG


Cadastrando domínios necessários para o Banco a ser utilizado

No Totall Commerce Backoffice clique em Principal >> Tabelas >> Cobrança Escritural. Selecione o seu banco e clique em Busca. Irá aparecer os domínios cadastrados anteriormente e mais alguns campos que serão específicos para esse banco. Todos os códigos a serem informados deverão ser retirados dos layouts dos bancos.

CNAB15.JPG


Cadastrando Carteiras (TT_CCB)

Para as carteiras que você cadastrou anteriormente é necessário informar alguns valores específicos para o banco: Carteira no Banco: Código da carteira do layout do banco. Não é necessário preencher Código Real: Caracterização dos títulos Padrão Febraban:

  1. Simples
  2. Vinculada
  3. Caucionada
  4. Descontada

Distribuição: Identifica quem irá distribuir o boleto Padrão Febraban:

  1. Banco Distribui
  2. Cliente distribui

Emissão: Identifica quem faz a emissão do boleto Padrão Febraban:

  1. Banco emite
  2. Cliente emite

Cadastramento: Indica a forma de cadastramento do título no banco Padrão Febraban:

  1. Com Cadastro
  2. Sem Cadastro

Tipo Documento: Identificar a existência material do documento no processo. Padrão Febraban

  1. Tradicional
  2. Escritural


Cadastrando Espécies (TT_ECB)

Entre em Principal >> Tabelas >> Cobrança Escritural (Espécie). Cadastro das espécies para o banco. Necessário informar o código da espécie para este banco e sua sigla. Verificar documentação fornecida pelo banco.

CNAB16.JPG


Cadastrando Remessas (TT_REM)

No cadastro das remessas preenche-se todos os códigos para os domínios de remessa cadastrados. Quando for a remessa de inclusão de título, deve-se preencher a espécie padrão e a carteira padrão. Se achar necessário preencha os campos Instrução 1 e Instrução 2 para mensagens aos usuários. Estas mensagens virão do domínio de instruções que foi cadastrado no Totall Config.

CNAB17.JPG


Cadastrando Retornos (TT_RET)

Em retornos é necessário apenas informar o código para cada retorno que você cadastrou nos domínios no Totall Config. Devem existir todos os retornos possíveis, caso o contrário o sistema apresentará um erro quanto tentar ler um arquivo com um retorno que não existe.

Verificar documentação fornecida pelo banco.

CNAB18.JPG


Cadastrando Moedas (TT_MOE)

Este cadastro é necessário para haver uma compatibilidade entre o sistema monetário dos bancos e o do sistema. Geralmente só é necessário preencher o código da moeda corrente.

CNAB19.JPG


Atribuição de descontos, acréscimos, protestos e baixas (TT_PLA)

Agora será cadastrado um padrão para ser utilizado pelos títulos. Utilizando o Totall Backoffice clique em Principal >> Tabelas >> Planos. Selecione um plano para ser utilizado pelos títulos. Este plano deve ser selecionado na hora da venda.

Na guia Condições, você pode informar prazos de baixa e protesto que desejar. Verifique, pois alguns bancos podem limitar dias mínimos e máximos para os prazos

Na guia Taxas, você pode informar descontos ou acréscimos e a quantidade de dias a serem aplicados. Os valores aqui serão aplicados em percentual, porém ao gerar o título o sistema calcula o valor real do desconto/acréscimo em cima do valor líquido da parcela.

CNAB20.JPG


Criando um título (TT_TIT)

O Sistema irá gerar um título quando uma parcela for cadastrada, ou atualizada com aquele portador bancário que criamos. Portanto, qualquer documento de saída com parcela pode vir a utilizar títulos para cobrança. Porém a impressão desses títulos somente pode ser feita via Faturamento de C/C em Principal >> Conta Corrente >> Faturamento .

O título é gerado pela package de banco PC_TIT.

Em dados mais técnicos o título será gerado com as seguintes informações:

  • Banco, Agência e Conta será os vinculados aquele portador que cadastramos.
  • Carteira cadastrada na conta bancária acima encontrada.
  • O Nosso Número é calculado com o valor que está em TT_CTB.PRXTIT
  • Juros e Descontos serão calculados pelos valores cadastrados no plano que a venda está

vinculada.

  • O tipo para os Juros será 1 ? Valor por dia
  • Data de início para cobrança de juros será calculada somando os dias de carência cadastrado no plano mais a data de vencimento da parcela (TT_REC.DATVEN + TT_PLA.CARMAX)
  • O valor de acréscimo dia será calculado pelo valor da parcela em cima do percentual de acréscimo informado no plano (TT_PLA.ACRDIA * TT_REC.VLRPAR/100)
  • O tipo para os descontos será 2 ? Percentual até a data informada.
  • Data final para a concessão de desconto será calculada subtraindo os dias do desconto antecipado cadastrado nos planos com a data de vencimento da parcela (TT_REC.DATVEN -

TT_PLA.DIAANT)

  • O Valor do desconto é repassado com o próprio percentual cadastrado em planos (TT_PLA. DESANT)
  • Prazos de protesto e baixa serão os mesmos dos cadastrados no plano da venda.
  • As demais informações como valor e vencimento serão retiradas das parcelas.


Imprimindo o Título

Como foi dito anteriormente, para imprimir um título ele deve ter sido o resultado de um faturamento de um cliente, portanto para imprimi-lo acesse o Totall Backoffice e em Principal >> A Receber >> Conta Corrente >> Impressão. Selecione uma data e um tipo de conta corrente e clique em imprimir.

Irá aparecer uma relação de débitos do cliente e a seguir um título. Lembre-se que neste caso você deve entregar o título ao cliente e o banco deve fazer apenas o controle de seu recebimento.


Criando e Enviando Arquivo de Remessa

O envio de arquivos para o banco irá atualizar o sistema do banco com as suas alterações. Não existe como selecionar somente alguns títulos para serem enviados, são enviados sempre todos de um banco.

Para enviar o arquivo entre no Totall Backoffice, acesse menu Principal >> A Receber >> CNAB e Clique em Geral. Selecione uma filial, um portador e um caminho e nome para o arquivo e confirme no OK.

CNAB21.JPG

CNAB22.JPG


Este procedimento irá criar um arquivo com todas as movimentações ainda não enviadas ao banco. Este arquivo deve ser remetido ao banco via o sistema do próprio banco. Os registros a serem enviados podem ser vistos na guia Remessas da tela de Manutenção de Cobrança Bancária - Principal >> A Receber >> CNAB.

CNAB23.JPG


Recebendo Arquivos de Retorno

O retorno de arquivos para o banco irá atualizar o sistema do banco com as suas alterações. Não existe como selecionar somente alguns títulos para serem recebidos, se ocorrer algum erro durante a leitura do arquivo, nenhum registro será lido. O arquivo de leitura deve estar no padrão CNAB 240 bytes e ser um arquivo de retorno do banco. Para enviar o arquivo entre no Totall Backoffice e clique no menu Principal >> A Receber >> CNAB, Ler, Informe o caminho para o arquivo e Clique em OK.

CNAB24.JPG


Este processo irá cadastrar a informação lida no arquivo nas tabelas:

  • TT_HTB: Somente o Header de Arquivo e Trailer de Arquivo
  • TT_LTB: Somente o Header dos Lotes e Trailer dos Lotes
  • TT_RTB: Os segmentos internos

Os campos destas tabelas são os mesmos do layout de CNAB 240 da Febraban. A trigger TGRTB irá realizar todos os testes necessários para validar o arquivo e os registros, caso o contrário ela causará um erro de banco.A mesma trigger também é responsável pelo tratamento do retorno. Dependendo do tipo de retorno ela age alterando o sistema. Por exemplo, ao receber uma baixa do título no banco, ela irá baixar a parcela que por sua vez irá baixar o título. Este processamento pode ser alterado pelo cadastro de retornos no Totall Config, onde informamos qual é a situação após a leitura de determinado tipo de registro.

Caso algum título não foi recebido corretamente pelo banco o registro, geralmente, ficará em vermelho, não acontece quando a informação é irrelevante. Caso o registro contenha algum problema o banco informará qual o problema via um código, que será apresentado na guia retornos da manutenção de títulos (Principal >> A Receber >> CNAB) como a coluna Motivo da Ocorrência. Este código deve ser consultado no layout do banco para se descobrir qual foi o erro do arquivo. O Retorno no banco pode ser observado na tela de manutenção de Títulos na guia retornos, sendo ele com sucesso ou não.


Manutenção de Títulos

A manutenção dos títulos pode ser feita pelo ajuste de parcelas (Principal >> A Receber >> Vendas >> Ajustar), onde pode ser alterado o valor, a data de vencimento, o portador e efetuar baixas. Estas alterações irão gerar itens para serem enviados ao banco. No caso de alteração de portador, o sistema irá gerar,cancelar, ou cancelar e gerar, dependendo do portador antigo e do novo. Segue abaixo a tabela de ações do sistema para as alterações de portador de uma parcela.

CNAB25.JPG


Antigo= Não Bancário	Novo= Bancário		Processamento= Gerar Título
Antigo= Bancário 	Novo= Não Bancário	Processamento= Cancelar Título
Antigo= Bancário	Novo= Outro Bancário	Processamento= Cancelar o antigo e gerar um novo

As modificações na situação da parcela também refletirão sobre o Título. Cancelando a parcela o título também será cancelado, pagando a parcela o título também será pago.

Estas alterações são concretizadas pela trigger de parcela.

Um outro meio para fazer a manutenção de títulos é pela própria tela de manutenção de títulos (Principal >> A Receber >> CNAB). Esta tela altera diretamente o título e somente itens específicos dele, assim se você quiser alterar o desconto, o acréscimo, a carteira, a espécie, protestos, etc, é nesta tela que você irá programar.

Estas alterações também geram registros ao banco e ficam guardadas até que o arquivo de remessa seja feito novamente.


Título Inconsistente

Um título fica inconsistente quando alguma informação referente a ele não está correta, ou está faltando. Quando isso ocorre existe uma outra coluna chamada de Mensagem de Erro, que lhe mostrará exatamente onde está o problema. Após acertado a informação, é necessário clicar em Validar na tela de Manutenção de Títulos (Principal\A Receber\CNAB). Lembrando que um título, enquanto estiver inconsistente não envia mensagens ao banco, irá enviar somente quando voltar a ser aberto.

Atenção:
Para Banco Brasil- (Marli Mendes Aux.Técnico) email de 28/03/2005
Email para testes CNAB240 - (gerelflorianopolis@bb.com.br)

Segmento ?P?

  1. posições 38/57 - identificação do título no Banco (Nosso Número) - informar brancos,pois para a carteira informada (11 - simples) é o Banco que numera.
  2. posição 60 - informar "2" ? escritural.
  3. posições 61/62 - informar "11" (é o Banco que numera/emite/expede os fichamentos)
  4. posições 63/77 - observo que o Banco trata somente as 10 primeiras posições deste campo.
  5. posições 101/106 - informar zeros, pois o Banco seleciona a cobradora a partir do CEP do sacado


Geral

O usuário deve possuir a permissão de banco TOTALL_ESCRITURACAO_BANCARIA (permis 101).

CNAB26.JPG


Diagrama/Simulação

Não foi necessário criar uma simulação em planilha visto que toda documentação levantada corresponde às necessidades de entendimento.


Dicionário

Descrição da Tabela (TD_REM):

CODTAB | NOT NULL | Código
REMATI | NOT NULL | Ativo?
DESREM | NOT NULL | Descrição da Remessa

Ao gerar arquivo de remessa são envolvidas algumas tabelas. Abaixo estão relacionadas as tabelas com suas respectivas denominações:

SELECT * FROM (
SELECT * FROM TV_IXT_HAQ
UNION ALL
SELECT * FROM TV_IXT_HLT
UNION ALL
SELECT * FROM TV_IXT_SGP
UNION ALL
SELECT * FROM TV_IXT_SGQ
UNION ALL
SELECT * FROM TV_IXT_TLT
UNION ALL
SELECT * FROM TV_IXT_TAQ) TAB
WHERE CODBCO = '237'		-- código do banco
AND NUMAGE = '00000'		--número da agencia
AND CTACRR = '0000000000'	--número da conta corrente
AND CODFIL = '001'		--filial
ORDER BY CODFIL, CODBCO, REMBCO, TIPREG, INSTR1, INSTR2, REGIST, SEGREG
TV_CHR_HAQ - Cheq.Rec.XHeaderArq
TV_CHR_HLT - Cheques Rec. X HLT
TV_CHR_SGD - Cheques Rec X SGD
TV_CHR_TAQ - Cheq.Rec X TAQ
TV_CHR_TLT - Cheq.Rec X TLT
TV_IXT_HAQ - IXT x HAQ
TV_IXT_HLT - IXT x HLT
TV_IXT_SGP - Instrução x SGP
TV_IXT_SGQ - IXT x SGQ
TV_IXT_TAQ - Instrução x TAQ
TV_IXT_TLT - Instrução x TLT

São inseridos registros na tabela TT_ENV (tabela de envio) conforme demonstrado abaixo:

INSERT INTO TT_ENV (CODFIL, SEQUEN, FILUSU, CODUSU, NOMARQ, NOMMAQ, DATOPE) 
VALUES ('001', '        31', '001', ' 49', 'C:\TEMP\CNAB\remessa\rem02.txt', 'TTJAMESROSA',   Agora())


Insere registros na tabela TT_IEN (itens enviados):

INSERT INTO TT_IEN (CODFIL, SEQENV, SEQIEN, L1_240) 
VALUES ('001', '        31',  20  , '23799999         000002000020000000 ) 


Atualiza registro na tabela TT_IXT (Instruções/Titulo):

UPDATE TT_IXT SET DATENV = AGORA() 
WHERE (CODFIL,SEQTIT) IN (SELECT CODFIL,SEQUEN FROM TT_TIT
WHERE CODBCO = '237'
AND NUMAGE = '00000'
AND CTACRR = '0000000000')
AND DATENV IS NULL 
AND CODFIL = '001' 


Atualiza registro na tabela TD_BCO (Domínio de banco):

UPDATE TD_BCO SET PRXREM = COALESCE(PRXREM,0)+1
WHERE CBANCO = '237'


Descrição da Tabela (TD_RET):

CODTAB | NOT NULL | Código
RETATI | NOT NULL | Ativo?
DESRET | NOT NULL | Descrição do Retorno
FLGNEW |          | Situação após a leitura = TT_TIT.FLGEST 


Arquivo retorno

ÿ um arquivo enviado pelo Banco ao cliente para:

  • informar as liquidações ocorridas;
  • confirmar o recebimento dos títulos e das instruções comandadas pelo cliente;
  • informar a execução de comandos previamente agendados (por exemplo, informar a baixa de um título quando completa 120 dias em carteira);
  • informar alegações dos sacados;
  • informar erros cometidos no arquivo remessa, rejeitando entradas ou instruções.

O arquivo retorno é gerado sempre que ocorrer qualquer evento que movimente o registro em nosso sistema (Banco). Se nenhum evento ocorrer, o retorno não é gerado


Descrição da Tabela (TD_CCB):

CODTAB | NOT NULL | Código
CCBATI | NOT NULL | Ativo?
DESCCB | NOT NULL | Descrição da Carteira
APECCB | NOT NULL | Apelido/Sigla
TIPCCB | NOT NULL | Tipo (T= Terceiro, P= Própria)
ENVREM | NOT NULL | Envia Remessa (T= Sim F= Não)


Descrição da Tabela (TD_ECB):

CODTAB | NOT NULL | Código
ECBATI | NOT NULL | Ativo?
DESECB | NOT NULL | Descrição da Espécie


Descrição da Tabela (TD_INS):

CODTAB | NOT NULL | Código
INSATI | NOT NULL | Ativo?
DESINS | NOT NULL | Descrição da Instrução
QTDDIA |          | Quantidade de dias (Não utilizado)


Descrição dos campos envolvidos na Tabela (TT_CFG):

INT_CAN_TIT |          | Cancelamento de Título (TD_REM)
INT_ALT_DAT |          | Alteração de Data (TD_REM)
INT_ALT_VLR |          | Alteração de Valor (TD_REM)
INT_PAG_CAR |          | Pagamento em Carteira (TD_REM)
INT_INC_TIT |          | Inclusão de Título (TD_REM)
INT_CON_DES |          | Concede Desconto (TD_REM)
INT_CAN_DES |          | Cancelamento Desconto (TD_REM)
INT_PRT_TIT |          | Protesto de Título (TD_REM)
INT_S_B_PRT |          | Sustar e Baixar (TD_REM)
INT_S_C_PRT |          | Sustar e manter em carteira (TD_REM)
COD_ECB_TIT |          | Código da Espécie Default (TD_ECB)


Descrição da tabela (TD_BCO):

CODTAB | NOT NULL | Código
BCOATI | NOT NULL | Ativo?
CBANCO | NOT NULL | Código do Banco
NBANCO | NOT NULL | Nome do Banco
ABANCO | NOT NULL | Agência
PRXREM |          | Número do arquivo de remessa. (Não modifique)


Descrição dos campos envolvidos na Tabela (TT_CTB):

CODBCO | NOT NULL | Banco (TD_BCO)
NUMAGE | NOT NULL | Agência (TD_BCO)
CTACRR | NOT NULL | Conta
NOMAGE | NOT NULL | Nome da Agência
DIGAGE |          | Dígito da Agência
DIGCRR |          | Dígito da Conta
DIGA_C |          | Dígito da Agência e Conta
PRXTIT |          | Próximo Título
CODCNV |          | Código do Convênio


Descrição dos campos envolvidos na Tabela (TD_COB):

CODTAB | NOT NULL | Código
COBATI |          | Ativo?
DESCOB |          | Descrição
GERTIT | NOT NULL | Gera Título? (T= Sim, F=Não)
CODCCB |          | Carteira Bancária Padrão (TD_CCB)


Descrição dos Campos da Tabela (TT_CCB):

CODBCO | NOT NULL | Código do Banco
CODCCB | NOT NULL | Código da Carteira (TD_CCB)
CARBCO |          | Carteira no Banco
DESCCB |          | Descrição
CARCCB |          | Código Real
FRMCAD |          | Forma de Cadastramento    
TIPDOC |          | Tipo de documento
EMIBLQ |          | Emite Bloqueto
DTRBLQ |          | Distribuição do Bloqueto


Descrição dos Campos da Tabela (TT_ECB):

CODBCO | NOT NULL | Código do Banco
CODECB | NOT NULL | Código da Espécie (TD_ECB)
ECBBCO |          | Código da Espécie para o banco
DESECB |          | Descrição 
SIGECB |          | Sigla                       


Descrição dos Campos da Tabela (TT_REM):

CODBCO | NOT NULL | Código do Banco
CODREM | NOT NULL | Código da Remessa (TD_REM)
OCOBCO |          | Código Remessa para o Banco 
DESREM |          | Descrição 
INSTR1 |          | Instrução 1 
INSTR2 |          | Instrução 2 
ECBVEN |          | Espécie Padrão 
CCBVEN |          | Carteira Padrão 


Descrição dos Campos da Tabela (TT_RET):

CODBCO | NOT NULL | Código do Banco
CODRET | NOT NULL | Código do Retorno (TD_RET)
RETBCO |          | Código Retorno para o Banco 
DESRET |          | Descrição 


Descrição dos Campos da Tabela (TT_MOE):

CODBCO | NOT NULL | Código do Banco
CODMOE | NOT NULL | Código do Moeda (TD_RET)
MOEBCO |          | Código da Moeda para o Banco 
DESMOE |          | Descrição


Descrição dos Campos da Tabela (TT_PLA):

CODPRT | NOT NULL | Cód de Protesto (0-Sem Inst. 1-Prot.(Corridos) 
2-Prot(ÿteis) 3-Não Protestar)
PRZPRT |          | Prazo de Protesto
CODBAI | NOT NULL | Cód de Baixa (0-Sem Inst. 1-Baixar 2-Não Baixar)
PRZBAI |          | Prazo de Baixa
CARMAX | NOT NULL | Dias carência para os Juros
ACRDIA | NOT NULL | Percentual de acréscimo ao dia
DIAANT | NOT NULL | Dias para o desconto antecipado
DESANT | NOT NULL | Percentual de desconto antecipado


Descrição da Tabela (TT_TIT):

CODFIL | NOT NULL | Filial
SEQUEN | NOT NULL | Sequenciador
FILREC | NOT NULL | Filial da Parcela (TT_REC.CODFIL)
SEQREC | NOT NULL | Sequencia da Parcela (TT_REC.SEQUEN)
PARREC | NOT NULL | Número da Parcela (TT_REC.NUMPAR)
SUBREC | NOT NULL | SubParcela da Parcela (TT_REC.SUBPAR)
CODBCO |          | Código do Banco (TT_CTB)
NUMAGE |          | Agência (TT_CTB)
CTACRR |          | Conta (TT_CTB)
CODREM |          | Código da Remessa (TD_REM)
CODCCB |          | Código da Carteira (TD_CCB)
CODECB |          | Código da Espécie (TD_ECB)
NOSNUM |          | Nosso número com o dígito verificador
CODMOR |          | Código de Mora
DATMOR |          | Data Juros de Mora
JURMOR |          | Valor/Percentual de Mora
CODDES |          | Código de Desconto
DATDES |          | Data de Desconto
JURDES |          | Valor ou Percentual para o Desconto
CODPRT |          | Código do Protesto
PRZPRT |          | Prazo para o Protesto
CODBAI |          | Código de Baixa
PRZBAI |          | Prazo de Baixa
FLGEST | NOT NULL | Situação(A=Aberto,P=Pago,C=Canc.,T=Prot.,I=Incons.)
SEQCAN |          | Sequencial de Cancelamento
ACEITE | NOT NULL | Aceite (T=Sim, F=Não)
VLRIOF |          | Valor de imposto IOF (Cadastrado no retorno)
AGECOB |          | Agencia da cobrança (Cadastrado no retorno) 
DIGCOB |          | Dígito da Agência da cobrança (Cadastrado retorno)
VLRABT |          | Valor do Abatimento        
DUMMY  |          | Controle de Trigger
VLRORI | NOT NULL | Valor Original
CODERR |          | Código de Erro (Se existir)


Descrição da tabela de envio (TT_IXT):

Serão enviados para o banco todos os registros de TT_IXT pertencentes ao banco que estejam com data de envio igual a nulo. Estes arquivos podem ser gerados a partir da modificação de parcelas (TGREC, PC_REC_AUX) e pela modificação em títulos (TGTIT).

CODFIL | NOT NULL | Filial (TT_TIT)
SEQUEN | NOT NULL | Sequência
SEQTIT | NOT NULL | Sequência do Título (TT_TIT)
DATSOL | NOT NULL | Data de Solicitação
DATENV |          | Data de Envio
REMBCO |          | Código de Remessa do Banco
CCBBCO |          | Código de Carteira do Banco
ECBBCO |          | Código de Espécie do Banco
MOEBCO |          | Código da Moeda para o BAnco
INSTR1 |          | Código da Instrução 1(TD_INS) 
INSTR2 |          | Código da Instrução 2(TD_INS)
CODREM |          | Remessa (TD_REM)
CODECB |          | Espécie (TD_ECB)
CODCCB |          | Carteira (TD_CCB)
CODMOE |          | Moeda (TD_MOE)


O Arquivo será gerado conforme as views:

TV_IXT_HAQ = Header de Arquivo
TV_IXT_HLT = Header de Lote
TV_IXT_SGP = Segmento P
TV_IXT_SGQ = Segmento Q
TV_IXT_TLT = Trailer de Lote
TV_IXT_TAQ = Trailer de Arquivo


ÿ nelas que está implementado as especificações para cada banco, o campo que irá retornar esta informação é a Linha. O sistema quando gera o arquivo somente soma o valor total do arquivo e atribui um número seqüencial de linhas. Estas views foram baseadas no padrão Febraban CNAB 240 bytes, mas existem implementações específicas dos bancos, portanto não serão mostrados aqui.


Rastreabilidade

Não há dependência de objetos ou outras funcionalidades visto que toda documentação levantada corresponde às necessidades de entendimento.