Modificado pela última vez em 8 de agosto de 2014 às 15h22min

Totall POS

Revisão de 15h22min de 8 de agosto de 2014 por Larissa (discussão | contribs)

Ao acessar o sistema é apresentado o Totall Commerce CheckOut 4G, com ícones principais de acesso e informações referente a empresa e o próprio produto.

Objetivo

Ter a disposição um conteúdo prático e simples sobre o Commerce CheckOut 4G.

Configurações

Nesta tela inicial o usuário possui acesso aos campos:

  • 1 - Usuário e Senha: Para efetuar o login deve-se utililizar o F12 como tecla de atalho ou através do mouse o botão Entrar. A configuração deve ser feita na retaguarda.
  • 2 - F8 - Listar Caixas: ;
  • 3 - F10 - Fechar Caixa:. Caso o usuário padrão do caixa não tenha efetuado o fechamento do mesmo, ele pode ser efetuado por outra pessoa que possua as permissãoes. Basta incluir o usuário e senha e posteriormente F10.
  • 4 - Menu Fiscal:Opção válida somente para impressora fiscal.
  • 5 - F1 Ajuda:


No rodapé existem ícones de status que ao posicionar o ponteiro do mouse aparece o tooltip (balão de diálogo) no qual terá as informações referente ao ícone.

2.jpg

Indicadores no rodapé: - "OffLine" indica uma falha na comunicação com o servidor, e para ver detalhes clique no ícone ou tecle Shift-F4;
- "Sem TEF" indica uma falha na comunicação com o TEF, e para ver detalhes clique no ícone ou tecle Shift-F5;
- "Alerta" em amarelo ou vermelho de acordo com a criticidade. Para ver detalhes clique no ícone ou tecle Shift-F6;
- "Pouco Papel" aparece para indicar que a bobina da impressora está no fim e deve ser trocada.

Esse sistema possui teclas de atalho em todas as funções, e também, possui as teclas PageUp e PageDOwn (PgUp e PgDn) e as setas habilitadas para as movimentações.
Sistema está compatível com Monitores com função touch screen (tela sensível ao toque).

Abertura do Caixa

Para efetuar a abertura do caixa, o usuário deve possuir permissão. Ao acessar o sistema pela primeira vez no dia o sistema irá automaticamente entrar na tela de Reforço. Campo com 24 caracteres. Caso não seja feito nenhum Reforço (entrada de dinheiro no caixa), o mesmo permanecerá com o caixa zerado. Caso tenha em mãos o código de barras para o Reforço, é só passar o mesmo pelo leitor. No momento no qual é feita a abertura do caixa é importante que já seja efetuada a carga das tabelas do PinPad. Essa carga é feito automaticamente, mas, para isso o PinPad deve estar conectado com o sistema. IMPORTANTE: É interessante que essa carga seja feita logo na abertura do caixa, pois, normalmente demora minutos e se for feita no ato da primeira compra, o cliente deverá aguardar o término dessa carga para proceder com o seu pagamento.

Efetuando uma Venda

O primeiro item que deve ser feito é a inclusão do cliente. Caso, não seja feito isso no início, não existe a possibilidade de incluir depois. Selecionar um cliente através da tecla F11. Após selecionar essa função o sistema apresentará uma tela na qual estará disponível a listagem de clientes cadastrados. Tendo a opção de selecionar somente os clientes ativos através da tecla F7 e selecionar um dos clientes que aparecem na listagem. CPF ou CNPJ abre a venda para o respectivo cliente (0 para venda ao consumidor).

O sistema está disponível com a opção Full Text Search (Busca por qualquer parte do texto).

Após selecionar o Cliente deve-se incluir os itens através da tecla F2 Grupos, F4 Lista ou digitar manualmente o código no campo disponível no rodapé do Cupom Fiscal.
Ao clicar na F2 Grupos o sistema irá abrir uma nova tela com as opções configuradas.
Selecionando umas das opções o sistema trará a tabela com os produtos cadastrados. Deverá ser incluído um código ou clicar com o mouse para efetuar a seleção. Caso não seja escolhido nenhum item ao pressionar o botão F12 Confirma o sistema trará a mensagem de advertência: Escolha um registro da lista. Pode também, ser utilizado atalhos: - Referência de produtos. Ex: 78909 - Quantidade * Referência. Ex: 3*78909 (vende 3 unidades do produto. Pode-se usar também o "x" no lugar do "*") - Preço $ Referência. Ex: 28.50$78909 (vende o produto pelo preço de 28.50) - Desconto % Referência. Ex: 5%78909 (vende o produto com 5% de desconto) - Quantidade * Preço $ Referência. Ex: 3*28.50$78909 (vende 3 unidade do produto pelo preço de 28.50) - Quantidade * Desconto % Referência. Ex: 3*10%78909 (vende 3 unidade do produto com 10% de desconto) - Barras de "Pré-Vendas" resgata os produtos para a venda.'

Feito a seleção de um item, ele será adicionado ao cupom fiscal. Para adicionar um item ao cupom também poderá ser utilizado o F4 lista. Basta selecionar um item e clicar com o mouse que o mesmo será incluído.
Existe a possibilidade de efetuar uma cópia dos itens para um cumpom fiscal, basta estar cadastrado na listagem.
Após esse procedimento é só clicar em F12 Confirma.
Ou se preferir, pode ser incluído manualmente os códigos no campo destacado na imagem abaixo:

5.jpg


Feito um desses passos para inclusão dos produtos/serviços, clicar em Finaliza Venda, e selecione uma opção de pagamento:

  • 1 - R - Dinheiro: ;
  • 2 - H - Cheque: ;
  • 3 - D - Cartão de Débito:
  • 4 - C - Cartão de Crédito:
  • 5 - M - Crédito via POS*:
  • 6 - A - Débito via POS*:
  • 7 - N - Carnê: .
  • 8 - J - Bônus: .
  • 9 - K - C/C:
  • 10 - B - Convênio Governo: .
  • 11 - I - Convênio Pneus: .
  • 12 - E - Convênio Transportadora: .
  • 13 - F - Faturamento: .
  • 14 - L - Vale Compra: .
  • 14 - G - Vale Presente: .
      • POS: POS Fixo é uma máquina de cartão cuja sigla significa “Ponto de Venda” (Point of Sale) e é muito utilizada no comércio em geral.
      • Pagamentos com cartão: Todas as perguntas referentes a venda com cartão são da administradora.
      • Ao efetuar o pagamento, clicar em Detalhes, é possível conceder descontos e acréscimos. Os percentuais que aparecem em amarelo podem ser autorizadas pelo próprio usuário. Os percentuais que aparecem em vermelho somente um usário com permissões específicas pode conceder.
      • Crérdito em conta disponível para o cliente na própria loja.

==== DUAS OU MAIS FORMAS DE RECEBIMENTO ====
Digita o valor correspondente a uma forma de recebimento e tecla a opção desejada.
Digita o complemento do recebimento e tecla a opção desejada.
Se houver outras formas de recebimento repete a mesma operação do item acima.
Caso seja preciso cancelar uma forma de pagamento, todas as opções escolhidas de TEF será canceladas e deverá ser feito novamente.Isso é uma obrigatoriedade da administradora do cartão.
No ato da compra, caso, tenha troco, o sistema irá mostrar um Alerta de Troco, para o usuário.

==== CANCELAMENTO DE COMPRA ====
O ato de cancelar desfaz a operação finaneira do cupom fiscal.
Se a opção de compra foi um Kit, por exemplo, o cliente não poderá cancelar apenas um item desse kit. Caso tente cancelar apenas um item, ao proceder com a operação o sistema irá cancelar todo o kit.
Caso o sistema cair, ao entrar novamente ele volta para a operação que estava sendo executada.
Nas demais ele cancela a compra que estava em andamento.
Só pode ser cancelado o último comprovante fiscal emitido. Caso não tenha sido o último, o sistema irá permitir somente no menu Devolução.

Outros Comandos

- Número da matrícula do vendedor, vincula os próximos itens a este vendedor;<BR\> - Barras de boletos bancários abre a tela de recebimento de títulos;<BR\> - Barras de comprovante de sangria abre a tela de reforço de caixa;<BR\> - Barras de "Vale Compra" inicia o pagamento com o vale;<BR\> - Números de 100 a 999, abre a respectiva função do menu de funções ou do menu fiscal.<BR\>

Fechar Caixa

Para efetuar o fechamento:

  • Na tela principal insira o Usuário e Senha e selecione a tecla F10 Fechar Caixa e opção F12 Finaliza;


Lembramos que o caixa deve ser fechado todo dia, no final do expediente. Caso não seja efetuado o fechamento, e no dia seguinte, e você tentar utilizar o mesmo caixa, o sistema mostrará a mensagem: 'Seu caixa está aberto desde o dia XX/XX/XXXX às 00:20:00. É necessário fazer o fechamento do caixa todos os dias.'Feche seu caixa atual e abra um outro para continuar as atividades.
Todas as pendências de TEF (Transferência Eletrônica de Fundo)devem ser efetuadas, caso fique em aberto, o sistema no rodapé terá um alerta em vermelho. Se a o cartão que possuir a pendência for com chip o cliente deve estar presente.

Redução Z

Diariamente todos os caixas deverão tirar a redução Z, mesmo quando não houver movimento. Se por algum motivo este procedimento não for feito, o sistema irá avisar no ato do fechamento do SERVER, avisando que está faltando movimento do caixa. Se a redução Z não foi retirada no caixa por esquecimento, o procedimento correto é reduzir o Z do caixa que está faltando e posteriormente efetuar o fechamento do SERVER. Se a redução Z não foi tirada por algum problema de comunicação ou defeito no equipamento, entra em contato com o HELP DESK para que este oriente como será feito o fechamento do SERVER. .
No sistema não permitirá que o operador de caixa emita redução Z antes de finalizar o acerto do balanço no sistema. Caso o operador tente emitir a redução haverá um aviso na tela.


Listar Caixas

Para listar os caixas que já foram finalizados, caso necessite de reimpressão:
.

  • Na tela principal entrar com o Usuário e senha;
    .
  • Pressionar F8 Listar Caixas;
    .
  • Na tela irá aparecer a listagem de caixas para reimpressão. Para selecionar um item de uma outra página é só efetuar a movimentação através do botão PgDn Próximos;
    .
  • Selecionar um dos itens com o mouse e pressionar F12 Confirma para iniciar a impressão.
    .
  • Através da Lupa, o usuário também pode pesquisar pelo nome do operador.
    .

Funções F5

No Menu funções existem as seguintes opções, conforme apresentado abaixo:

Funções F2

Ao clicar no menu lateral da opção Funções, temos a opção do Caixa.
Clicando F2 Caixa, abre as seguintes opções:


• 200 – Bloqueia o caixa: Ao selecionar essa opção, o usuário bloqueia o seu caixa, sendo necessário incluir o usuário e senha novamente para fazer alguma movimentação;
• 201 – Propaganda com bloqueio de caixa: Ao selecionar essa opção, o usuário efetua o bloqueio de caixa e aciona para aparecer na tela a propaganda vigente do estabelecimento; (shift F11);
• 202 – Propaganda sem bloqueio de caixa: Ao selecionar essa opção, o usuário aciona a propagando do estabelecimento, porém, o seu caixa continua desbloqueado; (shift F12);
• 204 – Abre gaveta: Opção válida para a abertura da gaveta para alguma movimentação que se faça necessário;
• 203 – Retirada de cheques: Quando se fazer necessário a retirada de cheques, pode ser utilizada essa opção. Necessário preencher os valores em tela, antes da retirada. Caso não possua cheque para ser retirado, o sistema mostrará a mensagem: 'Não há cheques a retirar no caixa.';
• 299 – Fecha caixa: Nessa opção o usuário pode utilizar para o fechamento do caixa;

Atendimento F9

Ao clicar no menu lateral da opção Funções, temos a opção de Atendimento.
Clicando F9 Caixa, abre as seguintes opções:


• 300 – Cancelamento de Transações: Ao selecionar essa opção, o usuário bloqueia o seu caixa, sendo necessário incluir o usuário e senha novamente para fazer alguma movimentação;
• 301 – Devoluções: Ao selecionar essa opção, o usuário deve informar os seguintes itens para proceder a devolução:
• 302 – Extrato de Conta Corrente: Ao selecionar essa opção, o usuário aciona a propaganda do estabelecimento, porém, o seu caixa continua desbloqueado; (shift F12);

  • B - Convenio Governo;
  • E - Convenio Transportadora;
  • F - Faturamento;
  • I - Convenio Pneus;
  • K - C/C;

• 303 – Recarga de Celular: Todas as informações nessa opção, são originidas da operadora de telefonia selecionada;
• 304 – Cópia Itens de Venda: Quando se fazer necessário a retirada de cheques, pode ser utilizada essa opção. Necessário preencher os valores em tela, antes da retirada. Caso não possua cheque para ser retirado, o sistema mostrará a mensagem: 'Não há cheques a retirar no caixa.';

Recebimento F4

Ao clicar no menu lateral da opção Funções, temos a opção de Recebimento.
Clicando F4 Recebimento, abre as seguintes opções:


• 400 – Recebimentos de Débitos de Clientes: Ao clicar nessa opção, o usuário pode selecionar na listagem o cliente que com débitos. Selecionado o cliente, o sistema mostrará os débitos em aberto e os valores. O usuário tem a opção de marcar um item, ou, selecionando os menus laterais, pode marcar todos ou desmarcar todos. Quando selecionado, na grid mostrará um ícone (mão) que o mesmo está selecionado;
• 401 – Recebimentos de Contas Externas (títulos, águas, telefones, etc.): Selecionando essa opção o usuário deverá informar os itens abaixo conforme a conta que estiver em mãos:

• 402 – Depósito de Conta Corrente: Ao selecionar essa opção,o usuário tem a opção de aceitar através dos meio abaixo:
• 403 – Retirada de Conta Corrente: Opção válida para a retirada de uma das opções abaixo:

Nota Fiscal F10

Ao clicar no menu lateral da opção Funções, temos a opção de Nota Fiscal.
Clicando F10 Nota Fiscal, abre as seguintes opções:


• 501 – Venda ao Consumidor (5.102.0, 6.102.00);
• 502 – Devolução de Mercadorias (1.202.00, 2.202.00);
• 503 – Saída por Transferência (5.151.00, 6.152.00);
• 504 – Remessa para Depósito (5.905.00, 6.905.00);
• 505 – Consignação (5.912.00, 6.912.00);
• 506 – Retorno Consignação (1.913.00, 2.913.00);
• 507 – Simples Fatura (5.922.00, 6.922.00);
• 508 – Simples Remessa (5.117.00, 6.117.00);
• 509 – Devolução de Compras (5.202.00, 6.202.00);
• 510 – Reeimpressão de C.F. (5.929.00, 6.929.00).

Numerários F7

• 700 - Reforço: No menu de funções terá a opção de Reforço, no qual as entradas e saídas de numerário serão controladas pelo sistema.
Na verdade todas as informações que são lançadas nos formulários MRDC e Prestação de Contas serão também lançados no sistema. O caixa do SERVER ( do computador do escritório) sempre estará zerado se não for feito nenhum reforço (entrada de dinheiro). Temos duas opções de reforço:

  • MOVIMENTO DE CAIXA: Será utilizado para gerar um fundo de caixa para o SERVER, e deverá ser feito no mesmo valor e antes da sangria.

Logo toda vez que precisarmos efetuar algum pagamento efetuado pela loja deverá ser feito primeiro um lançamento de reforço (entrada) de numerário para que a loja tenha numerário para dar saída.

  • OUTRAS ENTRADAS: Será utilizado nas mesmas situações em que se lança estes valores no formulário MRDC.

É obrigatório informar o campo Barras, caso não seja informado o mesmo passará a informar a mensagem: "Dado obrigatório não informado: Valor".


• 701 - Sangria: Lembramos que antes de efetuar qualquer sangria (saída) do caixa do SERVER, deverá ser feito um reforço no mesmo valor, conforme orientado no procedimento de Reforço. As sangrias deverão ter um motivo e devem ser lançadas nos mesmos campos em que são lançadas nos formulários MRDC e Prestação de Contas.

  • Acessar a tela de Sangria;
  • No campo valor digitar o valor que não pode ser maior o existente em caixa.;
  • No campo observação coloque o motivo pelo qual está sendo efetuada a sangria;
  • Feito isso, clicar na tecla F12 Confirma;
  • Incluir usuário e senha para poder realizar a sangria;
  • Selecionar a sangria a ser ;
  • Efetuada a impressão;
  • Caso não tenha esse dinheiro em caixa o sistema apresentará uma mensagem: ‘Valor de "Dinheiro" superior ao disponível no caixa.;

Podem ser cadastradas outras opções de Sangria conforme necessidade da empresa. As funções cadastradas funcionam da mesma maneira que a Sangria:

Outros F8

Ao selecionar a opção F8, estará disponível diversos itens:
• 800 - Cadastro de Clientes:Ao clicar nesse item,.... Caso não tenha disponível esse item o sistema mostrará a mensagem "Opção não disponível. Entre em contato com seu suporte técnico para saber como disponibilizá-la." ;
• 801 - Mescla de DAVs.
• 802 - Impressão de DAV;
• 803 - Troca de Senha: Para efetuar a troca de senha o usuário deve informar a senha atual e a nova senha, confirmando ela para validar. A senha deve possuir o tamanho máximo de 15 (quinze) caracteres.
• 890 - Opções Administrativas de TEF: Para ter acesso é necessário inserir o usuário e senha novamente. Feito isso, irá mostrar em tela as opções existe;

  • 1 - Teste de comunicação: Ao clicar nessa opção irá mostrar a mensagem: "Confirma o teste de comunicação com o SiTef* em localhost?" é necessário informar: Sim ou Não, para iniciar o teste;
  • 2 - Reimpressão de Comprovante: Informar qual o tipo do comprovante a ser reimpresso. Escolher se é específica ou último comprovante.

  • 3 - Cancelamento de Transação: Para cancelamento deve estar conectado com o Sitef. Caso não esteja, o sistema emitirá a mensagem: "Sem conexão SiTef.";
  • 4 - Pre-autorização: Informar o valor pre-autorizado, finalizar e após isso informar se é magnético/chip ou digitado. Passar o cartão.;
  • 5 - Consulta Private Label: Informar se é magnético/chip ou digitado e passar o cartão;

• 891 - Carga de Tabelas do PinPad (Forçada): Para efetuar a carga de tabelas é necessário estar conectado com o Sitef. Caso não esteja será emitido a mensagem: "Sem conexão SiTef".
• 899 - Relatório de Configuração;

      • O SiTef® é um conjunto de programas de computador desenvolvido para auxiliar e facilitar a integração de empresas comerciais, tais como lojas, supermercados, telemarketing, provedores, etc., com as administradoras de cartões de crédito e de débito no que diz respeito à Transferência Eletrônica de Fundos (TEF).


Preferidos

Esta opção é auto-configurada conforme as funções que são mais utilizadas para o caixa.

Menu Fiscal

Clicar na tecla de Menu Fiscal F6;
Nessa tela tem a opção dos itens;
• 600 - Leitura X: A leitura X é um relatório fiscal que imprime as informações contidas na RAM do ECF e algumas outras contidas na memória fiscal. Informa os dados parciais relativos aos cupons emitidos no dia fiscal corrente. Este relatório pode ser emitido quantas vezes forem necessárias durante o dia. Algumas unidades da Federação exigem que a primeira leitura X do dia seja mantida ao lado do ECF para ser usada em auditoria fiscal. ;
• 601 - LMFC (Leitura da Memória Fiscal Completa): a impressão dos dados referentes a todas as Reduções Z emitidas e gravadas no dispositivo de armazenamento da Memória Fiscal. a impressão dos dados referentes a todas as Reduções Z gravadas para o intervalo de datas indicado. Execute a função LMFC do Menu Fiscal e selecione impressão e o período de data. a Leitura da Memória Fiscal sem impressão de todos os dados, devendo sua impressão ser comandada por intervalo de data ou por intervalo de Contador de Redução Z. ;
• 602 - LMFS (Leitura de Memória Fiscal Simplificada): a impressão dos dados referentes a todas as Reduções Z gravadas para o intervalo de números de contador indicado. Execute a função LMFC do Menu Fiscal e selecione impressão e o intervalo de reduções;
• 603 – Espelho MFD: O espelho MFD nada mais é do que a imagem, na íntegra, dos cupons emitidos no ECF. Execute a função ?Espelho MFD? do Menu Fiscal e selecione o período de data para geração do arquivo TXT espelho da MFD contendo o registro tipo EAD (Assinatura Digital) devidamente validado, Execute a função ?Espelho MFD? do Menu Fiscal e selecione o intervalo de COO para geração do arquivo TXT espelho da MFD contendo o registro tipo EAD (Assinatura Digital) devidamente validado.
• 604 – Arquivo MFD: O Arquivo MFD contém todos os dados de todos os documentos emitidos pelo ECF, a identificação do equipamento e de seu usuário. É assinado digitalmente inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD. Execute a função ?Arq. MFD? do Menu Fiscal e selecione o período de data para geração do arquivo TXT AC17/04 da MFD contendo o registro tipo EAD (Assinatura Digital) devidamente validado. Execute a função Arq. MFD do Menu Fiscal e selecione o intervalo de COO para geração do arquivo TXT AC17/04 da MFD contendo o registro tipo EAD (Assinatura Digital) devidamente validado;
• 605 – Tabela de Produtos: Função que permite gerar arquivo que contém os dados da tabela de Mercadorias e Serviços.
• 606 – Estoque: rquivo eletrônico conforme leiaute estabelecido no Anexo IV, devendo abrir subcategoria ?ESTOQUE TOTAL?, para gerar arquivo com todas as informações e subcategoria ESTOQUE PARCIAL, para gerar arquivo somente de uma ou mais mercadorias informadas pelo código ou pela descrição, contendo:

   a) o código e a descrição das mercadorias cadastradas na Tabela de Mercadorias e 8 Serviços prevista no requisito XI; 
   b) a quantidade de mercadorias em estoque atualizada na abertura do dia, considerando abertura do dia o momento em que o primeiro documento (fiscal ou não fiscal) é impresso por um ECF no estabelecimento. 

• 607 – Movimentos por ECF: O arquivo deverá conter os dados relativos aos registros por ele efetuados, que devem ser os mesmos que estão no dados por ele enviados ao software básico do ECF e os armazenados nos bancos de dados utilizados pelo programa;
• 608 – Meios de pagamento: mostra o valor relativo ao total diário de cada meio de pagamento, por tipo de documento a que se refere o pagamento.;
• 609 – DAVs emitidos: Item 11 para comandar a impressão do Relatório Gerencial previsto no item 6 do requisito VI e para gerar o arquivo eletrônico previsto no item 7 do requisito VI, exceto no caso de PAF-ECF que não emita DAV;
• 610 – Encerrantes: Este relatório é emitido pelo ECF, imediatamente antes ou após a emissão do documento Redução Z e Leitura X. ;
• 611 – Identificação do PAF ECF: Essa função disponibiliza a impressão, pelo ECF, de um relatório que contém algumas informações extraídas do Laudo de Análise Funcional do PAF-ECF;
• 612 – Abastecimentos Pendentes: Este relatório contém dados capturados das bombas abastecedoras relativos aos registros de abastecimentos pendentes, para os quais ainda não houve emissão de Cupom Fiscal, Nota Fiscal ou Aferição até o momento da emissão do relatório;
• 613 – Vendas do Período: sse relatório identifica os documentos fiscais emitidos no estabelecimento em determinado período, fazendo opção pelo leiaute estabelecido no Ato COTEPE/ICMS 09/08. Informe um período com data inicial e final para a geração do arquivo que conterá todos e somente os documentos registrados nos passos 2 a 6 do requisito XXVIII e com assinatura digital validada.

Gerar dois arquivos eletrônicos, com possibilidade de seleção por período de data, sendo:

  • a) SINTEGRA gerado conforme leiaute estabelecido no Manual de Orientação do Convênio 57/95,

devendo conter os registros relativos às operações de saída e prestações praticadas emitidas pelo PAF-ECF exclusivamente e os registros tipo 10, 11, 75 e 90;

  • b) SPED Fiscal gerado conforme o Ato COTEPE/ICMS 09/08, devendo conter os registros

relativos às operações de saída e prestações praticadas emitidas pelo PAF-ECF exclusivamente e a Tabela de Blocos 0, H e 9.

Roteiro de Análise Funcional PAF-ECF - Versão 1.4 ? junho/2010 Aplicável à versão 01.05 da ER-PAF-ECF ;
• 614 – Tabela de Índice técnico de produção: gerar arquivo eletrônico da tabela prevista no item 4 do requisito XXVII, quando for utilizada para atualização do banco de dados de estoque, devendo assiná-lo digitalmente inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD abaixo especificado. No caso de PAF-ECF destinado ao uso por estabelecimentos de prestação de serviço de transporte ou que 20 comercializem apenas mercadorias adquiridas de terceiros e não possua função de baixa de estoque utilizando índices técnicos de produção, exibir a mensagem ?Este PAF-ECF não executa funções de baixa de estoque com base em índices técnicos de produção, não podendo ser utilizando por estabelecimento que necessite deste recurso?.