Modificado pela última vez em 1 de junho de 2011 às 16h00min

Consignação

Revisão de 16h00min de 1 de junho de 2011 por Monica (discussão | contribs) (Nova página: == Objetivo == A Consignação é um tipo de procedimento de venda no qual as mercadorias consignadas colocadas junto de um vendedor, apesar do seu dono original (fornecedor) não per...)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Objetivo

A Consignação é um tipo de procedimento de venda no qual as mercadorias consignadas colocadas junto de um vendedor, apesar do seu dono original (fornecedor) não perder a sua propriedade, isto até que o vendedor consiga vender as mercadorias, momento no qual ele repassará ao dono das mercadorias o montante acordado pelas mesmas (o preço de venda das mercadorias, eventualmente deduzido de uma comissão para o vendedor).

Entrega de mercadorias a um correspondente, dito consignatário, para as vender (caso em que deve reembolsar o consignador).


Configurações

Lançamento da Nota Fiscal de Consignação

A consignação será lançada usando os mesmos recursos existentes no sistema para a impressão do cupom fiscal, com a única diferença que a NF será impressa em uma impressora matricial configurada no sistema. A NF de consignação será emitida usando o CFOP 5.912 ou 6.912 (Remessa de mercadoria ou bem para demonstração), conforme endereço do cliente (SC ou PR).

Restrições: Não existirá um relatório de conferência da consignação atual, pois todas as consignações serão impressas na nota fiscal. Na tela de retorno da consignação terá a opção para imprimir o extrato de todas as notas em aberto do cliente.

Passos para lançamento da consignação: a) Chamar a tela de função (F5+3) para iniciar a nota de consignação, já forçando o CFOP correspondente.


b) Lançar os produtos utilizando o código de barras ou através de consulta, podendo informar o desconto, da mesma forma como se lança no cupom fiscal.

c) Clicar no F10 para entrar na tela de fechamento da consignação, onde poderá ser informado o cliente e vendedor. Ao confirmar os dados a NF será impressa.

Retorno da Nota Fiscal de Consignação

CFOP da nota fiscal de demonstração 1.913 ou 2.913 - Retorno de mercadoria ou bem remetido para demonstração. Poderá ser tirado um extrato para o cliente do que esta em aberto para verificar ou levar para casa para conferência. Quando vai fazendo a devolução dos produtos pela leitura do código de barras, vai alterando as quantidades, Devolvidos e a devolver e o valor em aberto. Tem opção de poder reverter uma devolução, deixando em aberto novamente.


Para o retorno da consignação será necessário criar uma nova tela semelhante ao que havia no sistema antigo. Nesta tela será informado o cliente e consultado todas as notas de consignações que ainda estão em aberto, ou seja, que não foi emitido a nota de retorno. Estas devoluções poderão ser gravadas e alteradas quantas vezes forem necessárias até que se emita a nota de devolução. Será necessário criar uma nova tabela para guardar os status de cada produto e o vínculo do cupom fiscal com a nota de remessa consignação. (TT_IVE_CSG)


Emissão da Nota Fiscal de Devolução da Consignação

A natureza de Remessa Demonstração exige que todos os produtos sejam Retornados, pois não se pode vender uma Demonstração. Sendo assim, no momento que o usuário encerrar a devolução será impressa a nota de retorno de todos os itens. (Ver se pode imprimir várias notas em uma de retorno ou se deve imprimir uma nota para cada nota de origem). Após a emissão da nota de retorno será necessário imprimir o cupom fiscal dos itens que o cliente ficou e estão marcados na TT_IVE_CSG. Ver se a impressão do cupom fiscal será obrigatória. Para isto, será necessário uma outra tela para auxiliar na emissão do cupom fiscal dos itens vendidos. O ideal seria imprimir a nota de retorno somente os itens que o cliente não ficou e vender no cupom fiscal ou ?NF de venda? os itens que o cliente ficou, mas acho que a lei não permite isto. Assim simplificaria a TT_IVE_CSG

Emissão do Cupom Fiscal de Venda